Guarda Civil Municipal completa um ano de formação em Bento

Uma das principais bandeiras da Administração Municipal, a Segurança Pública concretizou um projeto que beneficia a população de Bento Gonçalves, a formação da primeira turma da Guarda Civil. Um ano após a formatura, realizada na Via del Vino, a Secretaria de Segurança divulga o balanço das ações realizadas pelos 17 agentes na cidade. Foram 143 prisões e apreensão de 300 porções de entorpecentes.

A Guarda Civil Municipal (GCM) realiza diversas ações de patrulhamento preventivo nos bairros da Cidade. As operações, que visam estreitar a relação entre o órgão e a população, são constantes e itinerantes, de acordo com a necessidade de cada região. “A atuação da GCM na segurança em Bento Gonçalves trás resultados satisfatórios em vários frentes, além de pronta resposta em ocorrências que for solicitada ou se deparar, faz aumentar a sensação de segurança com presença constante em locais públicos como ruas, escolas, praças, pontos de ônibus e com seu patrulhamento ostensivo preventivo”, destaca o Comandante da GCM, Clóvis Lavarda Couto.

De acordo com o comandante o destaque é para a grande incidência de prisões por posse de entorpecentes, realizadas durante ações preventivas em praças e logradouros públicos.

O agente Cleiton Pires Barbosa destacou que foi um ano difícil, mas de adaptação “viemos para auxiliar e contribuir com a segurança da cidade e ainda estamos na luta para conquistar respeito e aceitação da sociedade. Com atividades variadas, a cada dia passamos por diversas situações que necessitam cautela na tomada de decisões. Em contrapartida é uma profissão gratificante e o maior aprendizado, é chegar em casa e agradecer por ter vencido mais um dia”, destaca.

Para o Guarda Civil Municipal, Murilo Echevenguá Pereira o grupo está em constante adaptação. “Vamos aprimorando nossas abordagens, adaptando para melhor servir a população de Bento Gonçalves. Dessa maneira a cada dia que passa nos deparamos com situações diversas, das mais variadas formas, e crescemos como agentes de segurança”.

Com o convênio do Programa SIM, assinado com a Secretaria de Segurança do Estado, Bento foi o primeiro Município, cuja formação da Guarda Civil foi realizada através da Brigada Militar. Às 776 horas/aula foram ministradas por instrutores capacitados, oficiais da Brigada Militar, Delegados de Polícia, e agentes de segurança de outras instituições. “Nossa turma contou com uma formação muito boa da Brigada Militar, a qual nos deu uma base inicial, já que não tivemos antecessores para facilitar esse começo. Estamos sempre buscando crescer cada dia mais na nossa função para poder entregar para sociedade um serviço eficiente e de excelência”, ressalta o agente, Charles Berwaldt Goert.

A GCM Erika Antolini Vecozzi lembrou que o grupo há mais de 100 dias assumiu o trabalho contra a disseminação do coronavírus, e para cumprimento dos decretos. “Nossa expectativa para os próximos anos é positiva e está baseada na busca pelos menores índices de criminalidade em Bento Gonçalves, garantindo os direitos fundamentais das pessoas e manutenção da ordem pública. Há 100 dias, também, prestamos apoio no combate à COVID-19”.

O Secretário de Segurança, Capitão Diego Caetano de Souza assumiu a pasta após a saída do tenente Coronel, José Paulo Marinho, que participou do processo de fundação da GCM e acompanhou o desenvolvimento da corporação. “A responsabilidade deste grupo é muito grande, e Bento hoje pode dizer que tem agentes comprometidos com a segurança da população. Uma equipe que teve que se adaptar ao surgimento da pandemia, prestando apoio nas ações de combate ao coronavírus. Parabenizo o trabalho de todos, e seguimos evoluindo”, salienta o secretário.

Os 17 agentes da GCM possuem armamento e equipamentos de proteção individual. Tendo a disposição, ainda 03 espingardas calibre 12, utilizadas na segurança dos servidores durante ações e operações. Recentemente a GCM recebeu três viaturas novas, sendo uma camionete equipada e preparada para ações policiais com compartimento especial para transporte de detidos e duas motocicletas, que foram somadas a outras duas camionetes e duas motos que já pertenciam a GCM.

A GCM tem seu posto operacional junto do Centro Integrado de Segurança Pública, onde funciona, os atendimentos ao telefone de emergência (153), rede de comunicação via rádio e registro informatizado de todas as atividades desenvolvidas, através de um programa operacional desenvolvido pelo Ministério da Justiça, denominado SINESP CAD.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Arquivo ASCOM

error: Conteúdo Protegido