O prefeito Gilnei Fior, de Santa Tereza, integrou uma comitiva de 12 prefeitos de cidades do Vale do Taquari afetadas pela enchente entre os dias 8 e 13 de julho, que cumpriu agenda em Brasília na última semana. O objetivo foi de levar ao Governo Federal os prejuízos causados pelas fortes chuvas e cheias de rios, que culminaram com pessoas desabrigadas e a necessidade de recuperação destas localidades.
De acordo com Fior o encontro em Ministérios colaborou para uma “sinalização de que irão vir recursos”. Para isto, cada município tem de apresentar laudos dos prejuízos, com levantamento fotográfico e informações da Defesa Civil para agilizar o processo.
Em Santa Tereza pelo menos 72 famílias foram atingidas e 23 perderam tudo. Uma análise inicial foi realizada por um geólogo em seis residências para avaliar as condições dos moradores permanecerem nos imóveis em locais considerados de risco.
A agenda contou com a presença do presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e prefeito de Imigrante, Celso Kaplan; do presidente da Famurs (Federação das Associações dos Municípios do RS) e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, com audiências viabilizadas pelo gabinete do senador Luis Carlos Heinze (PP).
Saúde
O prefeito Gilnei ainda comentou a garantira de medicamentos para o Tratamento Precoce Covid-19 que também será adotado no saúde do município mediante prescrições médicas.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025
“Novo evento meteorológico mostrou que estamos mais preparados”, afirma Leite
IGP-RS lidera ranking nacional de análise balística de armas e projéteis