A Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Tacchini vai promover nesta terça-feira, dia 27, um ‘abraço’ ao Hospital Tacchini, a fim de marcar o Dia Nacional da Doação de Órgãos. A ação visa o maior envolvimento com a comunidade local e a conscientização das pessoas para a importância deste ano que já salvou e continua salvando vidas. Conforme a Enfermeira Zeni Lazzarini, que coordena a CIHDOTT, toda e qualquer pessoa poderá participar do ato. “Queremos dar as mãos e abraçar toda a quadra do hospital, mostrando às pessoas que a doação é isso, é união e que, salvando vidas, transforma-se sempre num caloroso abraço”, avalia.
A partir das 16h, o ‘abraço’ envolverá colaboradores e médicos da Instituição, voluntários, estudantes, autoridades e demais pessoas que estiverem nas imediações e que queiram participar. O abraço se estenderá pela quadra do Hospital Tacchini, envolvendo as ruas General Osório, Ramiro Barcelos, Saldanha Marinho e José Mário Mônaco. Ao final da tarde, a partir das 18h, será celebrada missa no Santuário de Santo Antônio, promovida também pela CIHDOTT.
O que é a CIHDOTT
No Brasil, o Ministério da Saúde instituiu a Comissão Intra hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) em todos os hospitais públicos, privados e filantrópicos com mais de 80 leitos. No Hospital Tacchini, a CIHDOTT existe há 13 anos e, atualmente, conta com 18 profissionais que atuam diretamente nas ações que contribuem para a doação de órgãos e transplantes, tendo já realizado mais de 1110 captações de órgãos e mais 230 transplantes de córneas. Entre setembro de 2015 a setembro de 2016 foram captadas 64 córneas, sendo que 17 foram transplantadas.
No mesmo período ocorreu duas doações de múltiplos órgãos. Segundo a Enfermeira Zeni, a falta de informação e o preconceito acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. “Com a conscientização da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas”, comenta.
Todos os órgãos captados são distribuídos através da Central de Transplantes, em Porto Alegre, órgão que controla e regula a fila de espera no Estado. As córneas são encaminhadas ao Banco de Olhos do Hospital Geral, em Caxias do Sul e o tecido músculo esquelético vai para o Banco de Ossos do Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo.
Contato: A CIHDOTT atende no prédio A do Hospital Tacchini, na sala ao lado da Capela. O horário é de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h. Telefone (54) 3455-4229 ou ramais 4229 ou 7107; e-mail:opozeni@tacchini.com.br
Fonte: Tacchini
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves