Nas ações de combate a disseminação ao coronavírus a Prefeitura de Bento Gonçalves foi pioneira com a criação do protocolo de segurança através do Selo “Ambiente limpo e seguro”, que hoje já reúne 86 empreendimentos turísticos. Também, foi criado o Observatório Turístico de enfrentamento à Covid-19. Agora a administração Municipal, junto com o Observatório Turístico, estuda a implantação de uma nova plataforma, a Smart Tracking, que visa auxiliar na contenção da propagação do vírus, ainda no período de incubação da doença.
A plataforma não identifica os usuários e foi desenhada de acordo com as regras da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesta quinta-feira, 23, o Prefeito Guilherme Pasin e o Secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto apresentaram a plataforma para os presidentes e representantes de entidades do comércio, indústria, turismo, alimentação, transporte, entre outros.
De acordo com a CEO da Smart Tour Brasil, Jucelha Carvalho o mapeamento leva em conta estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços por onde a pessoa tenha passado por até 15 dias antes do diagnóstico. A informação serve para alertar as autoridades sanitárias e os próprios donos dos empreendimentos sobre a ocorrência de pessoa contaminada, medida considerada importante para tomada de ações de prevenção. Outras pessoas que tenham passado pelos mesmos ambientes no dia e horário que o paciente testado positivo passou também serão avisadas.
“Um dos objetivos do Smart Tracking é que as pessoas se sintam mais seguras. Sabemos que um dos maiores problemas do setor de saúde é identificar os contatos durante o período de incubação da doença, pois a pessoa não tem qualquer sintoma. Para haver sucesso nessa iniciativa todos devem trabalhar em conjunto, como uma rede de cooperação e com isso gerar o máximo de segurança à população local neste momento tão delicado pelo qual passamos”, destaca a CEO.
O Secretário de Turismo salientou que a ferramenta não tem custo e com operação simples, os estabelecimentos comerciais se cadastram na plataforma e recebem para impressão um QR Code, que fica à vista dos clientes. “Basta fazer um rápido cadastro e o cliente passa a integrar o banco de dados, sem a necessidade de baixar aplicativos. E sempre que ele for a um novo estabelecimento, lê o QR Code do local, como uma espécie de check-in”.
O Prefeito Guilherme Pasin destacou que o sistema permite envio de alertas a pessoas que puderam ter contato com pessoas contaminadas, sem que haja acesso aos dados pessoais. “Estamos buscando maneiras de ter uma retomada da nossa economia, e poder controlar a disseminação do vírus, aliada a todas as medidas que os empreendimentos estão tomando, é uma das principais ações. Teremos a nossa população protegida e com segurança, com um sistema gratuito para a comunidade, que, sem invadir a privacidade dos usuários, oferece a possibilidade de rastrear possíveis contatos com pessoas infectadas, ajudando a conter a propagação da doença”, ressalta.
No Brasil, a plataforma é utilizada em Florianópolis, São Bento do Sul, Itapiranga, além de Gramado. Na Europa a cidade de Aveiro, em Portugal, onde a startup tem sede atualmente na IEMA – Incubadora de Empresas do Município de Aveiro. O papel da comunidade na contenção do vírus é crucial.
Cada um fazendo sua parte e contribuindo para a redução da disseminação do vírus, ajudará a salvar vidas. Após estudo de viabilidade, a plataforma deve ser implantada no Município nas próximas semanas. Estiveram presentes no encontro Centro da Indústria Comércio e Serviços (CIC-BG), Sindilojas, Sindibento, Ascon, OAB Bento Gonçalves, Apescont, SIMME, Sindmóveis, Movergs, Simplav, Sindal, Segh, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, empresas de transporte, Bento Convention Bureau.
Importante saber
-A plataforma Smart Tracking não irá gerar custos ao Município;
-O cidadão não é obrigado a se cadastrar no sistema;
-A plataforma não identifica os usuários e foi desenhada de acordo com as regras da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);
-O Município não tem acesso aos dados, nem os estabelecimentos;
-O cidadão receberá uma mensagem com todas informações para caso tenha sintomas;
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Emanuele Nicola
Audiência Pública sobre deslizamentos na região e cheias do Rio das Antas é realizada no Salão Comunitário da Linha Alcântara, no interior de Bento Gonçalves
ADOLESCENTE MORRE EM ACIDENTE DE MOTO NA ZONA NORTE DE CAXIAS DO SUL
GUARDA CIVIL MUNICIPAL RECUPERA MOTO FURTADA NO EUCALIPTOS, EM BENTO GONÇALVES