“Perfumes e moscas” é a estreia de Ismael Sebben na literatura. A obra, que foi contemplada pelo Fundo Municipal de Cultura, traz 21 contos que entrelaçam temas universais como morte, relacionamentos, desejos e necessidades, com histórias e personagens calcados na cultura local, seja do interior — nossas famosas “colônias” —, quanto do ambiente urbano. Ainda sem data definida de lançamento, o escritor está gravando contos que vão integrar o audiolivro.
Ismael Sebben gravou seis contos que totalizam duas horas. A gravação foi realizada na Produtora 3 em 1. De alma artisticamente inquieta, Sebben trouxe sua experiência do Teatro para transpor seus contos aliada à leitura de seus escritos: “Em cada narrativa busco colocar um tom coloquial para que aqueles que estejam lendo ou ouvindo mergulhem no ritmo da narrativa. Nesse processo busca-se a familiarização com o leitor, de chegar até ele e que esse se torne cúmplice do ato da leitura. Optei pela minha voz para estreitar essa relação.”, destaca Sebben. Ainda, o escritor coloca que o audiolivro cumpre, também, a facilidade de acessibilidade: “É um meio de democratizar a arte literária”.
O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, observa que “apesar de ser um ano atípico para todos, a área da Cultura está seguindo sua programação. Aos poucos, surge no cenário as atividades dos projetos como do Ismael Sebben que está produzindo a sua estréia na Literatura e que a estende para outros meios para que se tenha um maior alcance para os diversos públicos de Bento Gonçalves”.
O projeto cultural “Perfumes e moscas”, de Ismael Sebben, contempla ainda atividades como cinco leituras públicas de contos e quatro seminários sobre o ofício da escrita em instituições de ensino do município e região. A equipe do projeto conta com o produtor cultural Rogério Rodrigues e com o ilustrador Fábio Valle. São parceiros também o músico Darlan Macedo, que compôs uma das trilhas de um dos contos, o escritor Douglas Ceccagno, —homenageado na última Feira do Livro de Bento Gonçalves —, que escreveu a apresentação do livro, e o radialista Juliano Dupont, que traz bons comentários na orelha do livro. O livro será publicado pela Editora Libretos, de Porto Alegre.
Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/Produtora 3 em 1
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família