Na terça-feira, dia 14, um homem de 61 anos faleceu morador da cidade de Veranópolis. Ele foi incluso no Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES) com a causa morte Covid-19. Entretanto, foi tratado pelo prefeito e médico Waldemar De Carli (MDB), que é cardiologista e acompanhou o caso de perto.
Segundo De Carli “é um paciente que já estava com 15 dias de evolução de um Covid-19, possuía patologia com dois antecedentes de infarto no miocárdio. Ele nunca usou oxigênio e não teve estas complicações”, disse.
O médico salienta que a causa morte foi um novo infarto e por ter monitorado o paciente o Município ingressou com um pedido de revisão junto a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, que foi negado.
A Rádio Difusora já apresentou uma reportagem especial sobre o tema onde relatou o posicionamento do Ministério da Saúde para que os médicos que atestam óbitos sigam um documento denominado “Orientações para o preenchimento da Declaração de Óbito no contexto da Covid-19”, com a finalidade de orientar os profissionais nas declarações de falecimentos em razão da doença.
Nele consta que a Covid-19 deve ser registrada no atestado médico de causa de morte para todos os óbitos que a doença causou, se assume ter causado ou contribuído para a morte. Aparentemente pode ser um dos motivos do elevado número de óbitos registrados até então.
Com base neste entendimento, a SES negou o pedido da Prefeitura.
https://soundcloud.com/user-385007741/prefeito-waldemar-de-carli-radio-difusora-890
Abaixo, a imagem com a confirmação do Estado de óbito em Veranópolis no Twitter oficial:
Relembre reportagens sobre o tema trazidas pela Rádio Difusora 890 abaixo:
http://difusora890.com.br/entenda-as-notificacoes-de-obitos-por-covid-19-e-por-que-ainda-existem-duvidas/
http://difusora890.com.br/eventuais-pedidos-de-revisao-de-obitos-por-covid-19-sao-avaliados-por-comite-no-rs/
Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo
“Zucco pelo Rio Grande” cumpre agenda na Serra com entrega de emendas, encontro com empresários e grande ato em Caxias do Sul
Jovens supermercadistas do país debatem oportunidades para o setor no RS