O deputado Tiago Simon participou, nesta semana, em Caxias do Sul, de uma ampla reunião com prefeitos de Caxias e região, presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços da cidade, deputados estaduais e representantes de entidades de setores produtivos da serra gaúcha.
O Modelo de Distanciamento Controlado, criado pelo Governo do RS, sofreu inúmeras críticas, principalmente por centralizar a decisão sobre as atividades econômicas e não ouvir os prefeitos que conhecem a realidade do município.
O grupo deseja apresentar ao governador do Estado uma proposta para que cada município tenha um pouco mais de flexibilidade para determinar algumas questões de sua cidade, no que diz respeito à pandemia. Pelo entendimento das autoridades, existe um esforço de alguns municípios mais do que outros, mas a bandeira abrange toda a macrorregião da serra.
“Os prefeitos precisam ter mais autonomia. São eles que conhecem de forma mais clara as necessidades da comunidade e do setor produtivo. Não podemos deixar que empresas fechem as portas em locais onde o contagio do vírus é pequeno e pode ser controlado”, defendeu o parlamentar.
Para ele, é fundamental que se crie protocolos mais rígidos que efetivamente evitem a disseminação do novo coronavírus, como o uso de equipamentos de proteção e de barreiras que previnem o contato entre funcionários e clientes, ampliação das medidas de higiene e sugestões de escala para evitar aglomerações em transportes públicos e em ambientes de trabalho.
“Vamos ter que aprender a conviver com o vírus. O setor produtivo precisa voltar a funcionar com regras sanitárias mais seguras e eficientes”, alertou o deputado.
Cemitério São Roque, em Bento, recebe câmeras de videomonitoramento
CORPO DE BOMBEIROS ATENDE EXPLOSÃO EM APARTAMENTO NO SÃO ROQUE, EM BENTO GONÇALVES
Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025