Prefeitura distribui mais de 90 mil máscaras para a comunidade e profissionais de saúde em Bento

Dentre as ações de combate ao Coronavírus, a Prefeitura de Bento Gonçalves realizou forças-tarefas, com a ajuda de voluntários, para a confecção de máscaras caseiras que estão sendo distribuídas para a comunidade e de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para os profissionais de saúde. Até o momento já foram distribuídas 91.762 mil máscaras.

A confecção de EPI’s foi liderada pela coordenadora do Setor de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Giovana De Bacco e contou com 255 costureiras voluntárias. O material foi doado por uma rede de parceiros. Desde o dia 23 de março, foram entregues 65.699 máscaras e 6.109 aventais para as equipes de saúde do município.

“Nossa comunidade rapidamente se mobilizou. As pessoas se sentiam muito gratificadas em poder ajudar nossas equipes de saúde em meio à pandemia. Nosso agradecimento a todos que contribuíram nessa grande ato de solidariedade”, salienta Giovana.

Com relação às máscaras caseiras que estão sendo destinadas à comunidade, 26.063 unidades já foram entregues em ações da Secretaria de Segurança (barreiras sanitárias e blitzes orientativas), para usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), para garis, imigrantes haitianos, para alunos da rede municipal de ensino e para as crianças e adolescentes que frequentam os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV’s).

As responsáveis pela confecção são 23 costureiras voluntárias, sendo dessas, dez apenadas do regime fechado da Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves. Do total de unidades entregues para a comunidade, cerca de 6 mil foram confeccionadas pelas apenadas.

A ação é coordenada pela Coordenadoria da Mulher/Centro Revivi, em parceria com a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves (PENBG) e Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves

“A Coordenadoria da Mulher e o Centro Revivi se integraram as ações de prevenção do município, realizando o chamamento de pessoas voluntárias e de doações para que possamos confeccionar as máscaras e serem distribuídas a população de maior vulnerabilidade, pensando nas crianças e adolescentes quando retornarem as salas de aula e na comunidade em geral. Estamos vivendo um novo normal, aonde a máscara será acessório indispensável por um longo período e muitas pessoas não tem recursos para adquirir, por isso a importância dessa ação”, ressalta a coordenadora da Coordenadoria da Mulher/Centro Revivi, Regina Zanetti.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Foto: Divulgação

error: Conteúdo Protegido