Em tempos de pandemia, a Educação precisou se adaptar. Desde a segunda semana de maio, o município vivencia o Ensino Remoto emergencial, alternativa que mitiga a suspensão das aulas. E isso também é extensivo aos alunos público alvo de inclusão, os quais estão recebendo ações e atividades por meio do trabalho das professoras da Sala de Recursos Multifuncionais que desenvolvem o Atendimento Educacional Especializado, no contraturno escolar.
Nesse sentido, a SMED, através do Núcleo de Inclusão e Diversidade – NID, destaca que uma das características desses professores é a busca por especialização permanente com a atenção focada nos alunos e nas amplas possibilidades de aprender e ensinar.
“Os professores elaboraram um plano pedagógico de atendimento individualizado, que considera as características particulares de cada aluno, público-alvo da educação inclusiva, e tem apresentado resultados positivos e acalentadores”, ressalta a supervisora escolar do NID, Ivani Pelicer.
Na prática, os materiais pedagógicos, compostos geralmente por jogos físicos e em materiais estruturados acompanhados de instruções para a execução e alcance dos objetivos e pensados estrategicamente para o desenvolvimento de habilidades específicas, são retirados pelos pais ou responsáveis junto às escolas, permanecendo por cerca de uma ou duas semanas com estes. Nesse período, as famílias ficam responsáveis de aplicar as atividades propostas, registrar essas práticas e realizar a devolutiva à escola.
É com base nessas devolutivas que o NID que se evidencia um retorno positivo. Percebe-se a importância da participação da família nesse processo inclusivo, bem como, a manutenção dos vínculos socioafetivos, além da oportunidade de utilizar o entorno e tudo o que faz parte e sentido do cotidiano dos alunos, em prol da aprendizagem.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/SMED
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