Os novos comportamentos de consumo ocasionados pela pandemia do coronavírus modificaram mais do que a forma de comprar. Em alguns segmentos, até a preferência por produtos foi alterada. É o caso da Cooperativa Vinícola Garibaldi, que viu sua linha de vinhos finos e de mesa crescer na casa dos 30% em vendas nos meses de março a maio, em detrimento aos espumantes, tradicionais carro-chefe da marca. Tecnicamente, existe uma explicação.
“A pandemia brecou a realização de eventos, impedindo encontros desde aniversários e casamentos a congressos e feiras, onde o consumo de espumantes é significativo. Em paralelo, a bebida escolhida para acompanhar esse período em que as pessoas ficam mais tempo em casa foi o vinho, especialmente porque harmoniza facilmente com mais tipos de comida e tem um apelo intimista para o consumo”, reforça o presidente da cooperativa, Oscar Ló.
Mesmo quando se inclui os meses de janeiro e fevereiro, o vinho permanece na dianteira de vendas em 2020. Nos cinco primeiros meses do ano, a Cooperativa Vinícola Garibaldi acumula vendas 21,5% superiores às do mesmo período do ano passado.
Na esteira das mudanças que acompanham a pandemia está, também, o aumento da procura pelos produtos da marca nos canais online, plataforma que há mais de 10 anos se constitui como opção extra de acesso para o consumidor. No caso da Cooperativa, essa modalidade de comercialização é vinculada a parceiros de e-commerce – e registrou crescimento de cerca de 15% entre março e maio. “E estimamos que seja um número ainda maior”, pondera Ló.
As plataformas digitais, aliás, ganharam importância extra desde março, quando os primeiros casos de covid-19 começaram a surgir na Serra gaúcha. Muitos conteúdos foram criados nesses canais para consumidores, clientes e equipes de venda, que vêm surtindo resultado na comercialização. Um exemplo é o novo blog da marca, hospedado no site www.vinicolagaribaldi.com.br, e ações voltadas ao Instagram e Facebook. Outra ação, com viés turístico, foi externar kits, combos e experiências antes somente possíveis na vinícola, como o Taça&Trufa. Agora, com a compra de um kit específico, a harmonização de espumantes com trufas artesanais pode ser feita em casa, com a ajuda de uma vídeoaula especialmente desenvolvida para aproveitar ao máximo a experiência.
A pandemia também forçou a Cooperativa a rever seu planejamento estratégico. Embora parte dos investimentos previstos em estrutura física, equipamentos e melhorias de processo tenha sido postergada para 2021, a vinícola espera crescer em faturamento na casa de 8,5%, saltando de R$ 175 milhões para R$ 190 milhões.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Augusto Tomasi
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