Em meio à pandemia do coronavírus, não se pode baixar a guarda para outro grande problema de saúde pública: o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, febre chikungunya e do zika vírus.
A equipe de agentes de controle da dengue da Secretaria da Saúde de Garibaldi realiza, a cada dois meses, o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) em todos os bairros do município. Na última pesquisa, seis focos foram localizadas nos bairros São Francisco e Peterlongo.
As amostras positivas foram coletadas em residências e terrenos baldios, e são provenientes de lixo, tonel, bueiro e mosquitos em paredes. Por isso a importância de não deixar resíduos jogados em terrenos, pois acabam acumulando água e viram criadouros para o inseto.
Além do trabalho de conscientização e coleta nos imóveis, os agentes ainda atuam na Pesquisa Vetorial Especial (PVE), realizada quando há alguma denúncia de possíveis focos. Na última PVE, no mês de maio, três amostras foram encontradas no Centro e bairro São Francisco.
A Secretaria da Saúde reforça a importância de manter os cuidados para evitar o acúmulo de água, especialmente no período de chuvas:
– conferir os vasos de flores, inclusive no cemitério;
– fechar bem caixas d’água;
– não jogar lixo em terrenos baldios;
– dar o destino correto a pneus e demais resíduos;
– armazenar garrafas com o gargalo para baixo;
– tratar corretamente a água de piscinas.
Denúncias de locais com acúmulo de água podem ser feitas pelo telefone (54) 3462 8270.
Fotos: Priscila Pilletti
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor
Bento: sete bairros deverão ter abastecimento de água restabelecido até a noite deste sábado
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões