Como as tradicionais visitas domiciliares realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão suspensas devido à pandemia do Coronavírus, no dia de hoje, dia 25 de maio, os Agentes de Saúde de Cotiporã passaram a acompanhar e monitorar as famílias do município através de ligações telefônicas.
O teleacompanhamento surgiu com o objetivo de identificar possíveis alterações na saúde dos cidadãos e manter os vínculos estabelecidos entre a equipe de saúde e a comunidade cotiporanense.
As ligações são efetuadas através de um ramal da Secretaria de Saúde e Assistência Social e o Agente irá questionar sobre sintomas gripais, cuidados com doenças crônicas, alterações na saúde física e mental, além de repassar orientações de acordo com as informações coletadas.
Ainda, em virtude do aumento de casos de dengue no Estado, o Agente irá repassar dicas de como evitar e impedir a formação de possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti no município. Nesta primeira semana, serão priorizadas as famílias que possuem gestantes, acamados e indivíduos com alguma comorbidade. Já nas semanas seguintes, as demais famílias do município receberão a ligação e o contato poderá ser feito via WhatsApp para famílias que não conseguirem ser contatadas por meio da ligação telefônica.
As perguntas são simples e a ligação será breve. Caso algum cotiporanense não puder conversar no momento, o mesmo poderá retornar o contato e combinar outro horário.
Colabore, cuide de si e dos seus familiares!
Fonte e foto: Município de Cotiporã
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação