Na última terça-feira, 05, o Governo do Estado publicou a Portaria da Secretaria da Saúde (SES) número 289/2020, que define as normas de prevenção em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs). Os lares são algumas das prioridades no combate ao Coronavírus (Covid-19), pois os residentes são classificados como grupo de alto risco.
Em Bento Gonçalves a Secretaria da Saúde já realiza o monitoramento e controle das instituições há algumas semanas e desde o primeiro Decreto estabeleceu regras rígidas para os locais.
Conforme a médica do Melhor em Casa, Tamara Lazzari Zaro Chiele, que nesta quinta-feira, 06, participou de mais uma vistoria. “Cada instituição responde um questionário com 50 perguntas, para ter um diagnóstico do local. Na visita, avaliamos tudo minunciosamente e nas inadequações, orientamos mudanças”, disse.
A portaria do Estado foi discutida junto a representantes do setor, incluindo sindicatos e proprietários de lares. “Já são ações cumpridas na cidade. Estamos falando dos grupos de risco da doença e é preciso ter um controle maior para que não haja contaminação. Nosso monitoramento é constante”, destaca o Secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira.
De acordo com o último Decreto Municipal são proibidas visitas nestes locais.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: SMS
Audiência Pública sobre deslizamentos na região e cheias do Rio das Antas é realizada no Salão Comunitário da Linha Alcântara, no interior de Bento Gonçalves
ADOLESCENTE MORRE EM ACIDENTE DE MOTO NA ZONA NORTE DE CAXIAS DO SUL
GUARDA CIVIL MUNICIPAL RECUPERA MOTO FURTADA NO EUCALIPTOS, EM BENTO GONÇALVES