Sendo uma iniciativa do Ministério da Saúde e Governo do RS, mais de 25 mil testes foram enviados para os municípios gaúchos nas últimas semanas. A quantidade de testes enviados para as cidades depende do número de habitantes e casos do novo Coronavírus. Cotiporã, que possui menos de 5 mil habitantes e não registrou casos positivos da Covid-19, recebeu apenas uma caixa com 20 testes rápidos.
A testagem deve ser aplicada na fase de convalescença da doença, ou seja, a partir do 10º dia do início dos sintomas, sem melhoras. A prioridade será para os profissionais da saúde que tiveram contato com casos suspeitos ou positivos do vírus no ambiente de trabalho ou fora. Ainda, os testes rápidos poderão ser utilizados na assistência aos profissionais das forças de segurança e pessoas com 60 anos ou mais que apresentem síndrome gripal (sintomas respiratórios acompanhados de febre).
Para a realização do teste rápido sorológico, é necessária a coleta de apenas uma gota de sangue e o resultado fica pronto em até 20 minutos. Ele detecta a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o coronavirus.
Na última semana, a Unidade Básica de Saúde de Cotiporã aplicou o teste rápido em um idoso cotiporanense que estava em isolamento domiciliar com sintomas de síndrome gripal. O teste foi realizado pela Enfermeira da Vigilância em Saúde, na residência do paciente e resultado foi negativo, sendo que o cotiporanense já recebeu alta do isolamento domiciliar por não apresentar mais os sintomas e completar os 14 dias de isolamento.
A Secretária de Saúde e Assistência Social, Rozeli Frizon, afirma que a Administração Municipal de Cotiporã está encaminhando a compra de mais testes rápidos para a Unidade de Saúde.
Fonte e foto: Município de Cotiporã
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz: festividade marca os dez anos da instituição
Autora bento-gonçalvense conquista o best seller enaltecendo histórias da Serra Gaúcha