Os esforços para conter os avanços da pandemia do coronavírus impactaram diretamente o calendário de eventos em todo o país – seguindo a recomendação de evitar a aglomeração de pessoas, tradicionais atividades viram-se obrigadas a transferir suas programações para preservar a saúde da cadeia de envolvidos, na expectativa de retomar suas promoções, com segurança, em novas datas.
Essa é a situação da 30ª ExpoBento e da 17ª Festa Nacional do Vinho (Fenavinho), assinadas pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves. Ambas promoções estão confirmadas para 2020, tendo a realização garantida – porém, com adiamento de datas. Originalmente previstos para ocorrer nos meses de maio e junho, os eventos serão postergados para ocorrer, no que depender dos esforços da entidade, no terceiro trimestre deste ano, com datas a serem anunciadas em breve.
A definição envolve a programação da ExpoBento e, também, todas as atividades previstas para a Fenavinho: Vinho Encanado, Desfile Alegórico e Vila Típica.
“Há uma grande responsabilidade pelo bem-estar das pessoas envolvida na tomada dessa decisão. O apreço pela saúde, seguindo as recomendações das autoridades da área, baliza o movimento que estamos fazendo para oferecer as condições ideais de segurança na realização de feira e festa. Também estamos trabalhando para garantir que os expositores encontrem na ExpoBento e Fenavinho o tradicional ambiente favorável à geração de negócios”, conta Gilberto Durante, diretor geral da 30ª ExpoBento.
Esse viés de propulsão econômica, fortemente associado a ExpoBento, maior feira multissetorial de entretenimento e compras do país, e a Fenavinho, importante no fomento de toda a região, assumem papel ainda mais relevante para estimular a recuperação dos setores produtivos, geradores de emprego e renda no município.
“Em um ano atípico como esse, a ExpoBento se consolida sobremaneira como instrumento necessário para os expositores, uma oportunidade de gerar negócios. Se realizada no momento adequado, a feira será um alicerce para a tão necessária recuperação econômica de muitas empresas”, avalia o presidente do CIC-BG, Rogério Capoani.
Soma-se, ainda, outra importante contribuição trazida por ExpoBento e Fenavinho: no campo social. Passada a imposição do isolamento social ocasionado pelo coronavírus, os eventos serão especiais oportunidades de retomar o convívio interpessoal. “Feira e festa são responsáveis por integrar as pessoas, proporcionando-lhes momentos de entretenimento e diversão. Caberá a ExpoBento e a Fenavinho devolver a alegria à comunidade”, diz o coordenador do comitê da 17ª Fenavinho, Roberto Cainelli Júnior.
O anúncio da confirmação de realização da 30ª ExpoBento e 17ª Fenavinho em 2020, com adiamento de datas, foi feito pela entidade por meio de um comunicado.
Confira o comunicado na íntegra:
Comprometido em contribuir ativamente com o desenvolvimento de Bento Gonçalves, desde 1990 o Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG) assina anualmente a promoção da ExpoBento, maior feira multissetorial de compras e entretenimento do país, e recentemente assumiu, também, a realização da Festa Nacional do Vinho – Fenavinho – emblemática para o município e fomentadora de toda região. Ambos eventos têm, comprovadamente, extrema relevância para a comunidade e região, contribuindo de forma determinante com a movimentação da economia, sendo peças-chaves na promoção de negócios, geração de emprego, renda e propulsores do turismo regional.
Ciente dessa representatividade, e respeitando a sólida relação de credibilidade construída com expositores, patrocinadores e visitantes ao longo dos anos, o CIC-BG confirma a realização da 30ª ExpoBento e da 17ª Fenavinho em 2020. Paralelo a esse compromisso, também é entendimento do CIC-BG sua responsabilidade de zelar pelo bem-estar das pessoas, preservando a saúde de toda a cadeia de envolvidos nessas promoções.
Atento ao parecer de órgãos técnicos, que desaconselham a realização de atividades com aglomeração de pessoas sob pena de expandir a proliferação do novo Coronavírus, e à proximidade do início do inverno nos meses de maio e junho, o CIC-BG optou por adiar a realização da 30ª ExpoBento e 17ª Fenavinho – decisão que conta com a concordância do poder público do município de Bento Gonçalves, representado pelo prefeito Guilherme Pasin.
As programações da 30ª ExpoBento e 17ª Fenavinho (Vinho Encanado, Desfiles e Vila Típica) que ocorreriam nos meses de maio e junho serão transferidas, no que depender dos esforços do CICBG, para o terceiro trimestre de 2020. As datas serão definidas e comunicadas em breve, sempre observado a viabilidade de realização dos eventos conforme a evolução do panorama da pandemia, e buscando o alinhamento com a agenda da Fundaparque e demais entidades promotoras de eventos, a fim de que todos possam alcançar com o êxito o objetivo do remanejamento de suas ações.
Desde já um comitê está trabalhando para garantir que os eventos ocorram em consonância com as determinações dos protocolos sanitários, atendendo a todas as recomendações protetivas necessárias. Dessa forma, será possível realizar as programações de feira e festa com segurança para os visitantes e garantindo, também, aos expositores condições de concretizar bons negócios. As diretorias do CIC-BG, da 30ª ExpoBento e o comitê da 17ª Fenavinho agradecem a compreensão e solidariedade neste momento de exceção, esperando contar com o apoio de todos para construir, mais uma vez, o sucesso desses eventos tão importantes para Bento Gonçalves, região, estado e país, trazendo de volta a alegria e a integração à comunidade.
Rogério Capoani, presidente do CIC-BG
Gilberto Durante, diretor geral da 30ª ExpoBento
Roberto Cainelli Júnior, coordenador do comitê da 17ª Fenavinho
Fonte: Exata Comunicação
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor