O governo do Estado está organizando com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e municípios a logística para operacionalizar a vacinação de motoristas de caminhão que transportam cargas pelas estradas do Rio Grande do Sul. A estratégia é disponibilizar as doses da vacina contra a Influenza em 13 postos de atendimento da PRF no território gaúcho e evitar que o motorista tenha de ingressar em áreas urbanas. O trabalho faz parte de uma operação nacional da corporação com participação do Ministério da Saúde e dos governos estaduais e municipais. No RS, conta ainda com parceria do Exército.
A Secretaria da Saúde, por intermédio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e das Coordenadorias Regionais de Saúde, fez contato com os municípios em que os postos da PRF estão localizados, visto que a aplicação das doses fica a cargo das vigilâncias municipais, cuja participação é de vital importância para o sucesso da estratégia.
O posto de atendimento em São Borja, na BR-285, na segunda-feira (20/4) começou a aplicação das doses, ministradas por servidores da vigilância do município. A informação é da Superintendência da PRF no Estado.
A importância do engajamento dos municípios é reforçada pela necessidade de coleta dos dados dos motoristas vacinados para inclusão no sistema de saúde. O correto acondicionamento e transporte das vacinas das unidades municipais até os locais de aplicação também ficam a cargo das vigilâncias municipais.
O Ministério da Saúde incluiu caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e trabalhadores portuários na segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que começou no dia 16 de abril. As três categorias se juntam ao grupo prioritário que também contempla doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento.
O Rio Grande do Sul já atingiu a meta de vacinação de idosos, tendo aplicado até segunda-feira 96,7% do total de doses destinadas ao público-alvo (a meta é 90%). Foram 1.420.167 doses aplicadas em idosos (público-alvo estimado pelo Ministério da Saúde em 1.467.957).
No total, o Rio Grande do Sul já aplicou 1.755.754 doses de vacina contra a Influenza nos diferentes públicos-alvo, tendo projetada a aplicação de 4.405.515 de doses até o final da campanha, que se iniciou em 23 de março e vai até 22 de maio. O dia D de mobilização nacional para a vacinação acontece no sábado, dia 9 de maio.
Municípios e localização dos postos onde haverá vacinação de caminhoneiros:
Eldorado do Sul. BR-290, km 111. Unidade Operacional da PRF de Eldorado do Sul.
Garibaldi. BR-470, km 228. Ponto de referência: Posto de Gasolina Avião.
Gravataí. BR-290, km 77. Ponto de referência: Pedágio de Gravataí.
Ijuí. BR-285, km 463. Unidade Operacional da PRF de Ijuí.
Lajeado. BR-386, km 342. Unidade Operacional da PRF de Lajeado.
Osório. BR-101, km 83,2. Unidade Operacional da PRF de Osório.
Passo Fundo. BR-285, km 292. Unidade Operacional da PRF de Passo Fundo.
Rio Grande. BR-392, km 47. Unidade Operacional da PRF de Rio Grande.
Santa Maria. BR-158, km 322. Unidade Operacional da PRF de Santa Maria.
Sant’Ana do Livramento. BR-158, km 561. Unidade Operacional da PRF de Sant’Ana do Livramento.
São Borja. BR-285, km 671. Unidade Operacional da PRF de São Borja.
Uruguaiana. BR-290, km 725. Ponto de referência: Complexo Aduaneiro.
Vacaria. BR-116, km 36. Unidade Operacional da PRF de Vacaria.
Fonte: SES
Executivo poderá contratar novos Contadores após aprovação de projeto na Câmara Bento
Vereadores aprovam reajuste salarial para médicos de Bento Gonçalves
Governador Eduardo Leite participa de missa em homenagem ao Papa Francisco