Aos moldes da conversa da manhã da quinta-feira (9/4) com os chefes de Poderes, o governador Eduardo Leite se reuniu, por videoconferência, com deputados estaduais. O tema do encontro virtual foi a estratégia de enfrentamento ao coronavírus no Estado.
Ao reforçar a importância da ampliação da estrutura hospitalar, Leite afirmou que o objetivo é garantir o atendimento de todas as pessoas que venham a contrair a Covid-19 e que evoluam com gravidade. “Sabemos que vamos perder vidas, mas não admitimos que sejam perdidas por falta de atendimento”, ressaltou.
O governador apresentou um panorama das ações tomadas até agora, incluindo algumas que contaram com o apoio da Assembleia Legislativa com a aprovação de projetos, e também mostrou projeções da evolução da doença e do cenário econômico.
A Secretaria da Fazenda projeta, para o mês de abril, queda de 30% a 35% na arrecadação. Como os reflexos da crise devem se estender por vários meses, Leite explicou que o Estado prevê a necessidade de redução de gastos, algo que pode afetar os repasses aos demais Poderes.
“Ainda aguardamos uma decisão federal a respeito da recomposição das perdas com o ICMS, cuja previsão de votação é segunda-feira. Como não sabemos se isso irá ocorrer, estamos projetando cenários, sem números exatos”, alertou, deixando claro que, em nome da transparência, decidiu antecipar a situação perante aos deputados e aos líderes de Poderes.
Depois da apresentação do chefe do Executivo, os parlamentares tiveram oportunidade de se pronunciar.
Fonte e foto: Palácio Piratini
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz: festividade marca os dez anos da instituição
Autora bento-gonçalvense conquista o best seller enaltecendo histórias da Serra Gaúcha