UCS e HG apresentam ventilador pulmonar desenvolvido por voluntários

Equipamento inteiramente construído em trabalho conjunto de engenheiros e empresários locais, com coordenação do TecnoUCS, necessita autorização do governo federal para ser produzido em série. Unidades serão doadas para hospitais de campanha

Se depender do engajamento de um grupo de engenheiros, técnicos e empresários, da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS e do Hospital Geral (HG), os hospitais de campanha a serem instalados na região para o recebimento de pacientes da Covid-19 receberão, gratuitamente, ventiladores pulmonares desenvolvidos e produzidos inteiramente por um trabalho conjunto de professores e voluntários. O aparelho foi apresentado nesta quinta, dia 8, no auditório do hospital, para autoridades, empresas, entidades e imprensa, e em live aberta transmitida pelo facebook da UCS e pelo Youtube do HG – a gravação será disponibilizada nos dois canais e pode ser acessada pelo site ucs.br.

O equipamento foi desenvolvido a partir da formação do grupo de trabalho, por iniciativa da UCS, em 24 de março. O protótipo funcional, montado com componentes obtidos de empresas locais, foi testado e aprovado apenas 12 dias depois, no sábado (4). Nos últimos dias, foi aperfeiçoado para ganhar as condições de produção em série e para ser encaminhado a novas verificações de engenharia – agendadas para a próxima segunda (13) e terça (14), em laboratórios acreditados do complexo de Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica (LABELO) da PUC-RS, em Porto Alegre.

Antes mesmo do primeiro teste, a direção técnica do HG solicitou à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), ligada ao Ministério da Saúde, autorização para testagem clínica (com pacientes, em ambiente hospitalar). O retorno ao pedido está sendo aguardado. “É uma máquina funcional do ponto de vista da engenharia clínica, com as condições de controle e segurança necessárias a pacientes com bloqueio neuromuscular”, assinalou o diretor técnico do HG, Alexandre Avino, na apresentação desta quinta.

Produção industrial – Com a aprovação nas novas avaliações, será possível encaminhar o aparelho para a produção industrial. Conforme o coordenador do curso de Engenharia Mecânica da UCS, Alexandre Viecelli, que esteve à frente da equipe de engenharia, a meta inicial é de montagem de 300 unidades, o que pode ocorrer em quatro a cinco semanas. De acordo com o engenheiro Hugo Souza, representante dos profissionais e empresários, do projeto à finalização a criação do modelo, batizado de Frank 5010, somou 1,5 mil horas de trabalho de engenharia, quantidade que será aumentada na próxima semana com as adequações que podem ser feitas conforme as exigências dos últimos testes. A etapa de desenvolvimento deve estar concluída até quarta, dia 15.

Para viabilizar a fabricação, o TecnoUCS tem trabalhado na busca de doações de componentes por fornecedores. Uma vez prontos e devidamente certificados conforme as normas de funcionalidade, confiabilidade e segurança das agências reguladoras, os ventiladores serão doados, inicialmente, a hospitais de campanha. Se necessário, a demanda de produção será aumentada, podendo o aparelho chegar à rede pública de saúde em caso de emergência.

Oportunidades na crise – Administrador do projeto em nome do parque científico-tecnológico da Universidade – que também contou com professores, egressos e estudantes envolvidos – o coordenador-executivo do TecnoUCS, Enor Tonolli Jr, salientando os resultados obtidos pela união de esforços e competências em tempo exíguo, chamou a atenção para os aprendizados e oportunidades trazidos pela situação excepcional vivenciada por, literalmente, todo o mundo. E para a necessidade e utilidade do investimento em pesquisa e tecnologia.

“A questão é o quanto esse evento nos ensina a nos mover na criação de novas possibilidades, como a de expandir a produção de conhecimento. Neste projeto, mostramos criatividade e capacidade de desenvolvimento, mas pesquisa também se faz com financiamento, para poder operar”, ressaltou, justificando: “Quando eventos e pessoas alteram as regras do presente, novos potenciais futuros emergem e outros se dissolvem. É por isso que mudar a maneira como a gente navega em direção ao futuro é tão importante”.

Empresas Participantes:

Empresas envolvidas no projeto e desenvolvimento

  • COMLINK – Equipamentos Eletrônicos
  • DOBER – Máquinas Especiais
  • LONGHI – Engenharia e Automação
  • PRIMASERRA – Automação e Inovação
  • BETTONI – Sistemas para Plásticos
  • ZEXTEC – Consultoria Industrial

Empresas e pessoas físicas que apoiaram o projeto com acessórios, serviços e suporte técnico: Acrilys, Continental Ferramentas, Domo House, D’Zainer, Eberle Motores, Empresas Randon, Fadanelli Atelier, Ícone Projetos Design, Grendene, Mantova, Marcopolo, New Tech Company, SEI Informática, Sildre, Schumacher, Sulmax, Upaccess, ViezzerEngenharia, VSI Systems, Frion Ltda, Turmina Serviços, Mecânica Cecconi, Eng. Marcio Cattani, Eng. Ricardo Pastore, Refrigeração Gregolon, Gerry A. Schmitd, Felipe Luis Malvestido, Ceccilia Callai, Claudio Zardo, Leonardo Bortoluz, Tiago Boreli, Padre Diego Bettoni e JAK Fotogravuras.

Fonte e fotos: Imprensa UCS

error: Conteúdo Protegido