O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STRBG) formalizou nesta segunda-feira, dia 6, para a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, o pedido de retomada da feira do produtor. A suspensão que já perdura três semanas em razão de orientações de saúde para não acontecer aglomeração de pessoas tem trazido consequências para os agricultores, no entendimento da entidade.
O presidente da entidade, Cedenir Postal, entregou um documento com a solicitação ao secretário de Governo, Carlos Quadros e coordenador dos Distritos, Henrique Nuncio.
De acordo com o líder sindical o esforço da Secretaria Municipal de Agricultura de mediar a venda junto a mercados colaborou, mas não é suficiente. Outra modalidade adotada neste período foi a tele entrega de alguns produtores, para que de alguma forma fosse movimentado o caixa da propriedade.
“Os mercados já possuem seus fornecedores habituais, as fruteiras também. Tem produtores que às vezes tem uma fruta menor, um tomate pequeno, uma couve-flor diferente, e os mercados não querem”, disse.
O ofício pede a retomada seguindo cuidados básicos articulando uma organização e logística. Pede também uma centralização de pedidos no caso de entregas e até a compra dos produtos pela Prefeitura para que seja adquirido para doação de quem tem mais necessidade.
A Prefeitura mantém a suspensão conforme Decreto até dia 30 de abril das feiras.
Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Diocese de Caxias do Sul reúne o clero para refletir sobre a Campanha da Fraternidade 2025
Quinto lote do Devolve ICMS Linha Branca vai distribuir R$ 7,4 milhões a atingidos pelas enchentes
Câmara aprova projeto de renegociação de dívidas de produtores rurais atingidos por enchente no RS