Seis vereadores de Bento Gonçalves aproveitaram a janela partidária que iniciou no dia 5 de março e se encerrou na última sexta-feira, dia 3, para realizarem a troca de sigla. O período permite que os vereadores que vão concorrer à reeleição ou disputar a prefeitura de sua cidade mudem de partido sem punição .
Conforme informações apuradas pela reportagem da Rádio Difusora 890 AM, os vereadores Gustavo Sperotto, Jocelito Tonietto, Moisés Scussel, Sidinei da Silva, Valdemir Marini e Neri Mazzochin, já migraram para outros partidos.
Sperotto trocou o Democratas pelo PSD, Tonietto que era do PDT e Sidinei da Silva do PPS, migraram para o PSDB, que perdeu Moisés Scussel, agora do Republicanos. Marini foi do PTB para o Progressistas e Mazzochin fez o caminho inverso, foi do Progressistas para o PTB.
A janela partidária existe desde 2016 e fica aberta por 30 dias, sempre em ano eleitoral. A medida serve para evitar o troca-troca de partidos. Ela foi criada após a instituição da fidelidade partidária, em 2007, que pune o político com a perda de mandato em caso de troca injustificada de legenda. É que a legislação entende que o mandato pertence ao partido e não ao político.
Lembrando que o primeiro turno das eleições municipais ocorre no dia 4 de outubro e, o segundo, no dia 25 do mesmo mês, mas só para as localidades com mais de 200 mil habitantes.
Fonte: Central de Jornalismo Difusora
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor