A estiagem que atinge boa parte do estado do Rio Grande do Sul, fez o nível dos dois pontos de captação para abastecimento de água de Bento Gonçalves baixarem. Tanto a Barragem de São Miguel, entre Bento e Farroupilha, quando o Arroio Barracão estão com os níveis abaixo do normal.
A reportagem da Rádio Difusora esteve nos dois locais na tarde desta terça-feira e verificou a situação. A barragem, por exemplo está de 2,5 a 3 metros abaixo de seu nível normal. A Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) destaca que apesar dos níveis terem baixado, o município ainda não necessita de um racionamento, nem corre o risco de desabastecimento, mas é importante frisar a conscientização do consumo responsável por parte da população.
Além do nível da água, chama a atenção a quantidade de lixo encontrada nos dois locais. Na barragem por exemplo, há inclusive, churrasqueiras improvisadas, mesmo não sendo permitido o seu uso como balneário, ou para atividades com a pesca, por exemplo. Municípios vizinhos como Farroupilha e Garibaldi já enfrentam dificuldades com relação ao abastecimento de água.
Fonte: Central de Jornalismo Difusora
Prefeitos da Serra debatem no Piratini alternativas para demandas da região
Cooperados da Vinícola Garibaldi conhecem regiões produtoras de espumante na Itália
Legislativo de Bento amplia inclusão e sessões ordinárias passam a ter transmissão com tradução em Libras