A estiagem que atinge boa parte do estado do Rio Grande do Sul, fez o nível dos dois pontos de captação para abastecimento de água de Bento Gonçalves baixarem. Tanto a Barragem de São Miguel, entre Bento e Farroupilha, quando o Arroio Barracão estão com os níveis abaixo do normal.
A reportagem da Rádio Difusora esteve nos dois locais na tarde desta terça-feira e verificou a situação. A barragem, por exemplo está de 2,5 a 3 metros abaixo de seu nível normal. A Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) destaca que apesar dos níveis terem baixado, o município ainda não necessita de um racionamento, nem corre o risco de desabastecimento, mas é importante frisar a conscientização do consumo responsável por parte da população.
Além do nível da água, chama a atenção a quantidade de lixo encontrada nos dois locais. Na barragem por exemplo, há inclusive, churrasqueiras improvisadas, mesmo não sendo permitido o seu uso como balneário, ou para atividades com a pesca, por exemplo. Municípios vizinhos como Farroupilha e Garibaldi já enfrentam dificuldades com relação ao abastecimento de água.
Fonte: Central de Jornalismo Difusora
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor