Após formalizar para a Prefeitura através de documento, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) em aliança com entidades representativas do município, aguarda uma resposta oficial da possibilidade de retomar as atividades econômicas a partir da próxima quarta-feira, dia 1º, data antes mesmo de Decreto instituído pelo Poder Público (a data expira 5 de abril).
A proposição sugere priorizar o isolamento social apenas dos integrantes do grupo de risco (pessoas com mais de 60 anos, gestantes, portadores de doenças respiratórias crônicas, diabéticos, cardiopatas, hipertensos e outros assim considerados neste mesmo contexto pela Organização Mundial da Saúde – OMS e pelo Ministério da Saúde do Brasil) e pede a liberação dos demais indivíduos para que possam voltar ao trabalho, buscando a retomada da normalidade na economia do município.
“Ao invés do dia 6, que seria uma condição, a gente propõe dia 1º. Da mesma forma que foi o início da paralisação, queremos voltar gradativamente”, afirmou em entrevista para Difusora 890, o presidente Rogério Capoani.
Ele ainda mencionou a “urgência da antecipação. Estamos recebendo diversos comunicados de empresas sólidas, grandes, com demissões acentuadas. A falta de emprego é o pior problema que a gente pode ter”, acrescentou.
Ainda não se sabe que tipo de tendência seja seguida pelo prefeito Guilherme Pasin. Até o momento, posicionou-se pela necessidade do debate responsável com o foco na preservação da saúde. “É necessário debatermos com ponderação científica, dados da saúde e precaução”. Afirmou ainda que “desde 30 de janeiro não agimos por impulso ou de forma precipitada”, comentou.
O secretário Municipal de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, referiu que o isolamento social trouxe resultados importantes até o momento e que “não se pode cometer o mesmo erro da Itália”.
O manifesto do CIC-BG foi enviado ao prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, no dia 27 de março e é corroborado pelas entidades: APESCONTI, ASCON, CDL-BG, CONSEPRO, FUNDAPARQUE, MOVERGS, OAB, SIMMME, SIMPLAV, SINDIBENTO, SINDILOJAS, SINDMOVEIS e UVIBRA.
Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Assembleia presta homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul
BRDE quer ampliar parcerias em projetos de transição energética na Fiema Brasil 2025
Pouca chuva e temperaturas baixas marcaram o mês de abril