Prefeito de Caxias apresenta projeto do Aeroporto de Vila Oliva

O Prefeito Alceu Barbosa Velho apresentou à imprensa nesta quarta-feira (14/09) o projeto do Aeroporto da Serra Gaúcha, elaborado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil.

Muito feliz com a etapa em que se encontra o processo, Alceu mostrou que o projeto contempla a pista de 1.945 metros, terminal de passageiros, pátio de aeronaves e estacionamento, numa área de 458 hectares, em Vila Oliva. “É um momento histórico que estamos vivendo hoje. No primeiro momento seriam contemplados no programa de aeroportos regionais 257 projetos. Sobraram 53, entre eles o de Caxias. Entretanto, é importante lembrar que é um programa de reforma e ampliação dos aeroportos regionais já existentes. Técnicos conheceram o Hugo Cantergiani e viram que não tinha como ser ampliado. Então o nosso será totalmente novo, em um investimento de R$ 124 milhões, verba do fundo de privatizações de aeroportos do Governo Federal. O projeto é de uma empresa de Curitiba contratada pelo Banco do Brasil, que gerencia todos os investimentos do Programa de Aeroportos Regionais do Governo Federal. “, contou.

O Prefeito informou que a Secretaria Nacional de Aviação Civil agora busca o licenciamento ambiental junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental. Paralelo a este trabalho, o Município busca agilizar este processo via Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que tem a gestão plena no licenciamento. Com o licenciamento, será feito o projeto executivo para encaminhar a licitação. “Acredito que durante todo ano que vem a Secretaria Nacional vai trabalhar nisso, para já em 2018 licitar a obra. E acreditem, o prazo para a conclusão é de 20 meses. Acredito que em quatro anos é possível ter o novo aeroporto”, acredita. Nos próximos dias, Alceu se reúne com o Governador do Estado José Ivo Sartori para tratar do pagamento das indenizações dos proprietários da área.

Ainda no encontro com a imprensa, o Prefeito Alceu informou que o SAMAE, juntamente com a SEPLAN, iniciam na próxima semana os estudos para a ampliação do abastecimento da região de Vila Oliva, via Sistema Marrecas. Também que já está sendo elaborado o Plano Diretor de Vila Oliva, que engloba toda a infraestrutura do aeroporto e seu entorno. “O Plano Diretor marcará toda a infraestrutura do conglomerado que se formará ali com o novo aeroporto”, afirmou, cumprimentando os servidores das secretarias envolvidas. “Tudo que nos pediram neste processo foi repassado à Secretaria Nacional com a maior agilidade. Eles nos pediram o levantamento aerofotogramétrico de toda a área e ficaram impressionados, porque já tínhamos pronto. Aliás de toda a cidade, área urbana e rural. Encaminhamos ao Banco do Brasil na hora. E tudo que nos foi solicitado, mandamos, demos prioridade a este assunto. Aliás, foi um dos projetos que eu quis dar andamento, acompanhar de perto, como o do empréstimo da CAF para o Programa de Asfaltamento do Interior”, concluiu.

Após a conclusão do aeroporto de passageiros, o Município pretende, com a outorga, ampliar para aeroporto de cargas, buscando parceria público/privada para a construção do terminal de cargas. “Tivemos um momento histórico em 1910 com a chegada do Trem. Caxias foi uma antes do Trem e outra depois. Será assim com o novo aeroporto. Caxias do Sul será uma outra cidade com a construção do Aeroporto da Serra Gaúcha”, concluiu.

A apresentação à imprensa contou com a presença dos secretários Gilberto Boschetti (do Planejamento) e de Manoel Marrachinho (Trânsito, Transportes e Mobilidade). Nesta terça-feira (13), o Prefeito Alceu fez questão de levar o projeto aos prefeitos Cleomar Eraldo Port, de Canela, e Nestor Tissot, de Gramado. Ambos manifestaram apoio à implantação do novo aeroporto em Vila Oliva. “No entanto, eles têm todo direito de seguir pleiteando o aeroporto da região das Hortênsias”, concluiu.

AEROPORTO REGIONAL DA SERRA GAÚCHA

Valor estimado: R$ 124,32 milhões
Aeronave de projeto: Categoria 4C (B 737-800) com 80% do Peso Máximo de Decolagem

Principais obras:
Terminal de Passageiros: novo (customizado – 4.746,73 m²)
Pista de pouso: nova (1.930x45m)
Seção Contraincêndio: nova (400m²)
Pátio de Aeronaves: construção de novo (8 posições)
Operação por instrumento (IFR) não precisão

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Caxias do Sul

error: Conteúdo Protegido