O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, emitiu novo decreto na manhã desta sexta-feira, dia 20, fechando todos os estabelecimentos comerciais, indústrias, serviços e restaurantes a partir das 00h01min deste sábado, dia 21, até o próximo dia 5 de abril, evitando a aglomeração de pessoas para a prevenção da disseminação do novo coronavírus no município.
O comunicado se deu através de transmissão ao vivo pela página da Prefeitura de Bento Gonçalves, conforme preconiza o Ministério da Saúde para evitar aglomerações. Ao lado do prefeito estiveram o secretário da Saúde Diogo Segabinazzi Siqueira e o procurador do município Sidgrei Spassini.
Entre as medidas mais drásticas do novo decreto está o fechamento total de todos os estabelecimentos comerciais, indústrias e serviços do município, mantendo somente os serviços essenciais, como postos de combustíveis (somente o abastecimento, as lojas de conveniência também fecharão), distribuidoras de gás, fruteiras, padarias, confeitarias e supermercados, desde que não haja consumo do local. Restaurantes podem atender de forma facultativa no sistema de delivery ou tele-entrega.
Com relação a rede hoteleira, estão proibidas novas hospedagens a partir da mesma data, e a aglomeração em praças e logradouros do município está proibida. Os serviços públicos essenciais estão mantidos. UBS’s e ESF’s seguem o atendimento, assim como a UPA 24 e o PA Zona Norte, além das farmácias municipais.
Está autorizado no decreto o uso da força policial a todos àqueles que desobedecerem as determinações com a pena de perda de alvará, lacramento e até o fechamento permanente das atividades além de multas pesada aos proprietários. A agências bancárias também se enquadram nas determinações tendo de encerrar os atendimentos presenciais e manter somente o auto-atendimento ou os canais on-line. Esse é o quarto decreto emitido pelo prefeito Guilherme Pasin desde a declaração de pandemia global por parte da Organização Mundial da Saúde. .
Fonte: Central de Jornalismo Difusora
Mais uma edição da maratona nas estradas do “Caminho do Pe. João Schiavo” em novembro de 2024
Cáritas da Diocese de Caxias do Sul participa da 1ª Conferência Intermunicipal da Economia Solidária
Santa Tereza: Randoncorp atua na construção de Ponte destruída pelo Arroio Marrecão