Mais uma vez a mortandade de peixes no Lago Fasolo, bairro Progresso, em Bento Gonçalves, causa transtornos e dor de cabeça para moradores do local. Na manhã desta terça-feira, a reportagem da Rádio Difusora esteve no local e conversou com moradores que reclamam do mau cheiro que vem do lago e dos peixes mortos.
Entre as espécies estão jundiás, lambaris e cascudos. Não é a primeira vez que a mortandade de peixes é registrada no local, e esse último caso já tem dois dias, segundo moradores. Um dos motivos conforme ocorrências policiais registradas nos últimos anos, seria o lançamento de efluentes provenientes de esgoto sem tratamento.
A Associação Riograndense de Proteção ao Meio Ambiente e ao Animais (ARPA), frequentemente tem recebido chamadas de denúncias no local, e em outra oportunidade informou da existência de um acordo entre Prefeitura, empresa privada e Ministério Público para tratamento do local.
Em 2013 foi feito um acordo entre Prefeitura, a empresa responsável pelo Lago e a Corsan. Na época o Ministério Público definiu que a Corsan daria prosseguimento ao serviço. Apesar de o espaço ser da iniciativa privada é dever da companhia, conforme acordo, a canalização do esgoto das residências próximas, para evitar o despejo de efluentes no local.
Fonte e fotos: PRF
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro