A Secretaria Estadual da Saúde confirmou por volta das 19h30 desta quarta-feira (11/03) o primeiro caso de coronavírus em Caxias do Sul. Logo após, em entrevista coletiva à imprensa, o secretário municipal da Saúde, Dr. Jorge Olavo Hahn Castro e a diretora das Vigilâncias em Saúde da SMS, médica infectologista Andréa Dal Bó deram os detalhes do paciente.
Segundo as informações, trata-se de um homem, de 42 anos, que chegou de Milão/Itália dia 29 de fevereiro com os sintomas. De imediato, foi feita a coleta e encaminhada ao Laboratório Lacen. Ele e outras duas pessoas da família estão em isolamento domiciliar desde que chegaram de viagem e vão permanecer por mais 16 dias, a partir da confirmação do vírus.
O secretário ressalta ainda que não precisa as pessoas se preocuparem e nem usarem máscara e luvas na rua. “Estamos preparados para atender e acompanhar os casos. E a comunidade deve observar os hábitos de higiene como lavar bem as mãos, usar álcool gel, tossir no braço que é que protege”, destaca.
Andréa Dal Bó informou que Caxias do Sul tem plano de contingência e está preparada para todos os tipos de alerta, isto é, até mil casos confirmados.
Outros três suspeitos aguardam o resultado da analise do laboratório. Uma mulher, jovem, que retornou de intercâmbio na Itália; um homem que viajou a Paris e Londres; e uma criança de um ano que reside na Espanha e veio visitar a família. Outros quatro casos foram descartados.
Ação do DMT de Bento forma pequenos agentes da EMI Mamãe Coruja
Procon-BG alerta para golpes envolvendo a Black Friday
Adesão ao Mutirão de Negociação Financeira vai até este sábado, dia 30