Dados parciais apontam a falta de mais de mil educadores nas escolas estaduais do RS

Lançada no dia 2 de março, a edição de 2020 do Levantamento de Necessidades das Escolas já conta com a participação de 296 escolas da rede (cerca de 12% do total de instituições estaduais).

A pesquisa, realizada em formulário online e preenchida por diretores(as), trabalhadores(as), pais e estudantes, já contabiliza a falta de 1.046 professores(as), funcionários(as) de escola e especialistas.

  • Falta de professores(as): 423
  • Falta de funcionários(as): 397
  • Falta de especialistas: 226

Além da falta de recursos humanos, o levantamento também documenta carências estruturais, políticas de enxugamento e outras dificuldades enfrentadas pelas escolas da rede. Confira alguns dados:

  • 116 escolas relatam bibliotecas fechadas ou inexistentes
  • 86 escolas relatam problemas estruturais ou obras pendentes
  • 85 relatam laboratórios de informática fechados ou inexistentes
  • 40 sofrem fechamento de turnos
  • 40 também sofrem enturmações
  • 31 relatam turmas multisseriadas
  • 27 denunciam insuficiência na merenda escolar
  • 23 relatam falta de insumos básicos para limpeza e manutenção
  • 18 sofrem com o fechamento da EJA

Em 2019, a 1ª edição do Levantamento de Necessidades foi respondida por representantes de 380 entidades de agosto a outubro, contabilizando a falta de mais de 1.500 profissionais, subsidiando reportagens e a atuação sindical e forçando o poder público a dar respostas.

error: Conteúdo Protegido