Lasier Martins lamenta resultados do Ideb e pede providências aos governos

O senador Lasier Martins (PDT-RS) afirmou que os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 2015 revelam que o país continua atrasado no campo educacional. Ele espera que o governo Michel Temer e os governos estaduais tomem providências para reverter esse quadro.

Como lembrou o senador, houve uma pequena melhora nos anos iniciais do ensino fundamental, mas nas séries finais e no ensino médio a maioria dos estados não alcançou as metas estabelecidas.

A situação não é diferente no Rio Grande do Sul, reclamou Lasier Martins. Ele contou que, na quinta série, por exemplo, a meta era 5,6 e os alunos no Rio Grane do Sul obtiveram um índice levemente superior: 5,7.

Daí para a frente, no entanto, os resultados são um desastre, de acordo com o senador. No ensino médio, o estado alcançou 3,6, um ponto abaixo da meta prevista de 4,6. E pior: a nota de 2015 é ligeiramente inferior à alcançada em 2007, que foi 3,7, comentou Lasier Martins.

– Se não melhorar esta educação, não adianta nos iludirmos com outras medidas apresentadas. É hora de parar com tudo e pensar seriamente na educação. É hora de um grande balanço para começar tudo de novo, praticamente do zero, porque os currículos, os sistemas, a remuneração dos professores, enfim, está tudo errado – disse o senador.

Fonte: Agência Senado

error: Conteúdo Protegido