Darci Poletto é homenageado na Câmara de Vereadores de Bento

Foi realizada nesta quarta-feira, 04, na Câmara de Vereadores a entrega da Portaria de Louvor e agradecimento a Darci Poletto, pelos relevantes serviços prestados nas áreas de educação, saúde, assistência, segurança e cultura. A proposição do Vereador, Edson Biasi foi aprovada por unanimidade dos vereadores. O plenário ficou lotado para acompanhar a solenidade.

Poletto é membro do conselho de administração da associação hospital Tacchini há 34 anos. Atuou como 1° presidente da Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves, em 1987, quando lançou concurso para a sede e iniciou a construção. Foi reconduzido à presidência em 1993. Promoveu o restauro do prédio do museu do imigrante, inclusive com a colocação de novas vitrines para a exposição das peças do mesmo. Participou da comissão que promoveu a construção do quartel para o Batalhão da Brigada Militar em Bento Gonçalves. Membro da comissão executiva de três Fenavinhos e três mostras do mobiliário.

Presidiu a comissão de regionalização universitária com a parceria da Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (FERVI) e a Universidade de Caxias do Sul, oportunizando o aumento de 3 para mais de 25 cursos superiores. Também, foi vice-presidente da APAE de Bento Gonçalves durante 6 anos Foi através de sua atuação, que Bento se tornou sede do Encontro Internacional de Prateiros, evento que trouxe a Bento Gonçalves os principais mestres prateiros  da América do Sul. Além de atuar há 47 anos junto a Maçonaria.

“Bento Gonçalves precisa de mais pessoas como Darci Poletto, quando fui fazer meu discurso vi que não poderia falar somente sobre uma ação sua. Pois, foram muitas realizações pelo desenvolvimento de nossa cidade. Só podemos agradecer”, disse o vereador Edson Biasi.

O vice-prefeito Aido Bertuol lembrou que na época da instalação da casa das artes, em 1986, exercia o cargo de Prefeito de Bento Gonçalves e contou um pouco da história e da decisiva participação de Poletto. “Eu tenho um dever de dizer, que me sinto uma pessoa realizada graças a ele, porque quando pensamos em fazer uma Fundação Casa das Artes, queríamos que ela fosse o que é hoje. Um espaço que congrega as mais variadas culturas, e proporciona a realização do sonho de jovens e adolescentes. Posso dizer que é a maior obra no gênero dos últimos 30 anos”, destaca.

O vice-prefeito ainda lembrou, que a casa foi construída através de um concurso nacional para escolher o projeto da casa. “Tenho aqui uma foto, que demonstra o Darci como engenheiro e arquiteto da obra, a imagem mostra ele no meio da obra, acompanhando todos os passos”.

O secretário de Cultura, Evandro Soares enviou um vídeo homenageando Poletto.

Em seu pronunciamento o Prefeito Guilherme Pasin destacou a importância de Darci para Bento Gonçalves. “Falamos da assistência, da saúde pública, do processo educacional. Falamos aqui de cultura, sociedade, relacionamento, construção e evolução. Não são muitas pessoas que conseguem atingir tamanho grau de aplauso e homenagem. Que nós tenhamos mais Darcis Poletto em nossa cidade, que tenhamos mais homens e mulheres altruístas e abnegados, para oferecer seu mais valioso bem: o tempo, o mais valioso gesto: o aplauso, a mais valiosa pessoa que temos: Darci Poletto”, celebra.

Poletto iniciou seu pronunciamento bem humorado, dizendo que todo o homem deve ter filhos, plantar árvores, escrever livros e usar o plenário da Câmara de Vereadores três vezes, marca que ele alcançava na noite de quarta-feira. Ele narrou aspectos importantes de suas ações e destacou, emocionado, seu legado, seus amigos e sua família. “Quando não me sentir mais útil, quando não puder mais servir aos meus semelhantes terei consciência de que morri. Muito obrigado a todos”, finalizou emocionado. Darci Poletto foi aplaudido de pé pelos presentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

error: Conteúdo Protegido