As agroindústrias familiares de Bento Gonçalves marcam presença na 21ª Expodireto levando os sabores produzidos na Capital do Vinho para a feira, que ocorre em Não-Me-Toque até esta sexta-feira, 6. Nesta edição, expõem seus produtos no evento três agroindústrias: Casa Bucco, Gallon Sucos e Casa da Serra.
Propriedade de Márcia e Edvaldo Gallon, a agroindústria Gallon Sucos, localizada na Linha Alcântara, distrito de Faria Lemos, elabora cerca de 30 mil litros de suco de uva tinto integral 100% natural por ano. O estabelecimento é certificado com o Selo Sabor de Bento.
“Este é o quarto ano que a gente participa. Podemos destacar dois pontos importantes: o primeiro é a divulgação da marca e a comercialização dos produtos para pessoas de todo o Estado, país e do exterior. A feira nos dá uma visibilidade muito grande. Outra questão é a questão de trocas de experiências com produtores de todo o Estado e de outros segmentos, que sempre vem a agregar”, relata Edvaldo Gallon.
O empreendimento comercializa sua produção na cidade, para a merenda escolar do município e do Estado e para clientes do Rio Grande do Sul e de fora do Estado, além de participar de diversas feiras da agricultura familiar e de feiras específicas de vinho.
Também certificada com o Selo Sabor, a agroindústria Casa da Serra, localizada nos Caminhos de Pedra, propriedade de Marejane De Toni, produz doces, conservas, compotas e geleias. “Participo da Expodireto desde 2015, é sempre muito bom, devido aos contatos, a divulgação, a venda e o contato direto com as pessoas. Depois, as pessoas acabam procurando a gente em outras feiras ou até mesmo na nossa casa. O segredo é sempre ter um atrativo diferente”, conta a proprietária.
Já a cachaçaria Casa Bucco é uma empresa familiar produtora de destilados finos, como cachaças, licores, grappas e vinhos, e está na fase final de adesão ao programa Selo Sabor de Bento. “Para a gente que é pequeno produtor as feiras são importantíssimas. Um canal de venda, mas também a oportunidade de mostrar os nossos produtos. A Expodireto tem um grande fluxo de pessoas. Para nós está sendo bom, estamos com um volume de vendas melhor do que nas outras edições”, comenta o proprietário Moacir Alberto Menegotto.
“Nosso orgulho, como município que detém o título de maior número de agroindústrias formalizadas no Estado, reflete na participação destas empresas em eventos tão importantes, como a Expodireto. Produtores capacitados, produtos de qualidade e certificados pelas instituições municipais e estaduais, somadas aos incentivos e ao empreendedorismo de nossa gente, tem nos elevado a esse lugar. Transformar matéria-prima em produtos acabados, agregando valor e aumentando a receita da propriedade é, sem dúvida, o caminho para a manutenção da família na propriedade, contribuindo para a sucessão familiar e a continuidade das atrações no meio rural. Parabéns e sucesso às agroindústrias em destaque nessa edição”, ressalta o secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli.
A articulação para a participação na feira é feita pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves (STRBG) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG).
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Arquivo Pessoal
Conheça alguns detalhes da organização da 146ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha
IDENTIFICADO HOMEM MORTO POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO NO REOLON, EM CAXIAS DO SUL
GCM APREENDE ADOLESCENTE COM MOTOCICLETA COM IRREGULARIDADES EM SINAIS IDENTIFICADORES NO BAIRRO CONCEIÇÃO, EM BENTO GONÇALVES