Quatro casos de Coronavírus estão sob investigação na Serra Gaúcha, sendo dois em Farroupilha e outros dois em Caxias do Sul. Ambos os municípios emitiram comunicado oficial na tarde desta quinta-feira, dia 27.
Em Farroupilha, dois homens que residem nos bairros América e Vicentina, ambos com 32 anos, que retornaram de viagem recente à Itália, tiveram material coletado nesta quinta e encaminhado aos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACEN) em Porto Alegre/RS. Os pacientes estão bem e encontram-se em isolamento domiciliar.
O secretário interino de saúde Davi de Almeida ressalta que a população será informada sobre os resultados dos exames. “O foco é trabalharmos na prevenção contra a infecção respiratória contagiosa. Cuidados básicos auxiliam a coibir a propagação do vírus.”
Em Caxias do Sul, trata-se de um casal que esteve na Itália e retornou ao município no último dia 20.
Eles apresentaram sintomas de gripe, como febre e problemas respiratórios. O material (secreção de nasofaringe) também foi coletado e enviado ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Lacen), em Porto Alegre, para análise. O resultado deve ficar pronto em até sete dias. O casal está em isolamento domiciliar e em estado estável.
A médica infectologista e diretora das Vigilâncias da SMS de Caxias, Andréa Dal Bó, informa sobre os cuidados que devem ser tomados. “Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar, utilizar lenço descartável para higiene nasal, evitar tocar nos olhos, nariz e boca, lavar as mãos com água e sabão, utilizar álcool em gel e evitar aglomerações de pessoas”. O vírus é transmitido por meio das secreções de pessoas doentes.
Em caso de viagem ou contato com alguém que esteve há menos de 14 dias em países como Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Camboja, China, Coreia do Norte, Japão, Singapura, Tailândia ou Vietnã, e apresenta febre ou outros sintomas de doença respiratória deverá procurar atendimento médico.
Dicas de prevenção
• Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
• Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
• Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
• Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
• Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
• Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
• Manter os ambientes bem ventilados;
• Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
• Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
Fonte: Central de Jornalismo da Rádio Difusora com informações das Secretaria de Saúde de Farroupilha e Caxias do Sul
Foto: Ilustrativa
Varejo gaúcho mantém ritmo de forte avanço em setembro
Parceria entre alunos do Colégio Sagrado e Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Bombas Verdes em Bento
Encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2025 reúne mais de 160 pessoas em Caxias do Sul