Mais de dez mil alunos já iniciaram ano letivo em Bento Gonçalves

O ano letivo já iniciou para mais de 10.500 mil alunos da Rede Municipal de Ensino. Porém o período para Secretaria de Educação é de ajuste de vagas. Até o momento cerca de 4.800 alunos da Educação Infantil de 0 a 5 anos já estão nas escolas.

A Secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques destaca que a equipe está fazendo os ajustes conforme as inscrições online e obedecendo criteriosamente os requisitos de renda e zoneamento. “Pedimos a compreensão dos pais neste momento de ajustes, todos que tiverem a necessidade da vaga serão atendidos. Estamos ligando e encaminhando para as escolas. Ano passado conseguimos atender 80% da demanda, sendo que de 4 a 5 anos superamos os 100%. O Plano Municipal de Educação prevê que até 2024 seja atendidos 50% da demanda, já superamos isso”, disse.

Conforme dados do Conselho Municipal de Educação, desde 2012 houve 75% de aumento no número de vagas para Educação Infantil e 25% o número de vagas no Ensino Fundamental.

Em 2019 Bento ficou na segunda colocação do IDESE para Municípios acima de 100 mil habitantes. A referência pode ser confirmada pela qualidade do ensino, pela valorização dos professores, pela estrutura física, merenda escolar e nos 100% de profissionais capacitados em primeiros socorros.

Sistema de voucher

A doutrina da nova gestão pública preceitua a necessidade de uma administração não ficar refém de um único modal na prestação de serviços. Foi com base nisso, que a administração Municipal implantou a educação por voucher nas creches e ensino fundamental. Em 2013 eram compradas na rede particular 317 vagas, hoje são 700.

Novas escolas

Neste serão construídas duas novas escolas de Educação Infantil. Nelas serão implantadas o inédito serviço de gestão privada destes espaços, que terão 100% das vagas encaminhadas pela Secretaria Municipal de Educação e o serviço ofertado pela sociedade civil.

Municipalização da Escola Landel de Moura

A administração Municipal trabalha junto ao Governo do Estado para municipalizar a Escola Estadual Landel de Moura. Localizada em uma área estratégica da cidade, o prédio já abrigou mais de 1100 alunos, formados em áreas técnicas e profissionalizantes e hoje possuí pouco mais de 200 estudantes.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Arquivo Ascom

 

error: Conteúdo Protegido