Dando continuidade à programação do evento do início do Ano Letivo de 2020, a Secretaria de Educação realizou, na tarde desta sexta-feira, 14, no CTG Laço Velho, a entrega do Documento Orientador do Currículo de Bento Gonçalves. Desde 2015, iniciou o processo de construção de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com o objetivo de estabelecer conteúdos fundamentais a serem aprendidos por crianças e jovens durante a vida estudantil na Educação Básica.
No final de 2017, o documento da BNCC foi homologado, com prazo de dois anos para ser colocado em prática. Na mesma época, por meio de Portaria, foi formalizado o regime de colaboração entre as redes Privada, Estadual e Municipal, instituindo comissão para a construção de um Documento Orientador Municipal, tendo como ponto de partida o Referencial Gaúcho, no cenário estadual, e a BNCC, no nacional.
De acordo a secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, “todo o processo foi colaborativo e dialógico entre os representantes das instituições. Assim, escolas e professores estudaram e debateram o processo de formação do Documento Orientador do Currículo. Ele traz as particularidades de nosso território e alinha as propostas do mesmo no nosso município”.
O Documento Orientador de Currículo de Bento Gonçalves foi para as seguintes representantes: da Rede Estadual, a coordenadora-adjunta da 16ª CRE, Michele Lunardi Ferroanto Tomasi; escolas do Ensino Fundamental Municipal, diretora Jaqueline Bondan de Lima; escolas de Educação Infantil Municipal, diretora Silvana Teresinha Balbinot Lorenzini; da Associação das Bento Gonçalves das Escolas de Educação Infantil da Rede Privada (ABEIPAR), Cristiane Oliveira Ramos; e Cristiane Anderle Scotton, da Escola Infantil Parque do Sabiá.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Jose Martim Estefanon
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo
“Zucco pelo Rio Grande” cumpre agenda na Serra com entrega de emendas, encontro com empresários e grande ato em Caxias do Sul
Jovens supermercadistas do país debatem oportunidades para o setor no RS