Foi realizada no Gabinete da Direção-geral do IFRS Campus Bento, uma reunião com as empresas que irão executar o projeto de Eficiência Energética aprovado em 2019, em parceria com o Campus Canoas.
Participaram da reunião o engenheiro Cristian Sippel, Coordenador do Programa de Eficiência Energética da CPFL/RGE. Júlio Moisés da Silva, Coordenador de Infraestrutura do Campus Canoas; o engenheiro Cleison Turchetti da empresa Efall. Nadio Pivatto da empresa InstalWatt; Édio Fontana, Diretor de Administração Substituto do Campus Bento Gonçalves, Marcos Dalmolin, Coordenador de Infra-estrutura do Campus, e Soeni Bellé, Diretora-geral.
O objetivo da reunião foi organizar os trabalhos, que terão início com a substituição das lâmpadas do campus. Todas serão substituídas por lâmpadas LED, que possuem maior eficiência energética e maior durabilidade. As lâmpadas serão instaladas em todos os prédios de salas de aula e administrativo, Ginásio de Esportes e áreas externas, que além de reduzir os custos com energia elétrica, irá contribuir para a segurança de toda comunidade acadêmica.
Devido ao recentes acontecimentos na China, a instalação das placas fotovoltaicas pode sofrer algum atraso, pois depende de materiais oriundos daquele país.
O que é o projeto de Eficiência Energética?
O campus Bento Gonçalves foi contemplado em um projeto de Eficiência Energética, projeto aprovado na Chamada Pública NP/PEE-CPFLENERGIA_001/2019, em parceria com o campus Canoas, também do IFRS. Com a aprovação do projeto, serão instaladas 1262 lâmpadas LED, o que possibilitará a substituição de todas as lâmpadas do campus, tanto internas quanto externas. Além disso, serão instalados 116 painéis solares fotovoltaicos, que gerarão energia e auxiliarão na redução da conta mensal do campus com energia elétrica.
Estima-se que apenas a instalação dos painéis permitirá uma redução de 15% na demanda atual de energia elétrica consumida na sede do campus. O valor total da proposta aprovada, com recursos destinados pela RGE, a fundo perdido, foi de R$ 793.101,00 sendo a maior parte investida no campus Bento Gonçalves. No campus Canoas serão instalados 72 painéis solares. No mês de outubro será assinado o contrato com a CPFL, que dará andamento ao processo licitatório para contratação da empresa que fará o recolhimento das lâmpadas antigas e a instalação das LEDs e dos painéis solares.
A concretização deste projeto vem ao encontro de políticas de sustentabilidade e de eficiência na gestão dos recursos públicos. Em 2018, para entendermos como o gasto com energia é parte importante do orçamento, o campus Bento Gonçalves gastou R$ 312.262,41 com energia elétrica na sede e na Estação Experimental de Tuiuty. Agora que o projeto está aprovado teremos uma melhora significativa na iluminação externa e na redução da conta mensal. A Direção do campus Bento Gonçalves agradece à equipe do campus Canoas pela parceria na submissão deste projeto. Ações como esta, especialmente em momentos de restrição orçamentária, fortalecem nossa instituição.
Fonte: IFRS
Alunos dos Anos Iniciais da EMTI São Roque são contemplados pelo Projeto Cultural Trânsito
Semana da Pátria será aberta oficialmente em 1º de Setembro, na Via Del Vino
Casa das Artes: exposição “Das Artérias ao Mangue”, de Jaque Pauletti, abre em 04 de setembro