O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), divulgou uma nota e uma vídeo de conscientização e prevenção sobre um novo “desafio” viral que circula pelas redes sociais, e que pode causar ferimentos graves ou até mesmo a morte para seus participantes.
Depois da “Baleia Azul” e da “Momo” causar preocupação para pais e responsáveis de crianças e adolescentes, o “quebra-crânios” vem tirando o sono de muita gente. A origem do desafio se deu em uma escola da Venezuela, porém, a nova “brincadeira” já viralizou entre os estudantes brasileiros causando apreensão aos pais e professores.
Confira a nota no CBMRS:
Um novo desafio, que vem sendo chamado de “quebra-crânios”, está causando preocupação, principalmente, entre profissionais da saúde. Nele, três pessoas ficam lado a lado. Enquanto a do meio (desavisada) salta, os dois das extremidades aplicam uma rasteira, causando sua queda.
De acordo com o ortopedista pediátrico Nei Botter Montenegro, do Hospital Israelita Albert Einstein e do Hospital das Clínicas da FMUSP, e vice-presidente do Departamento de Ortopedia da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SP-SP), existe uma defesa instintiva do corpo que, quando uma pessoa cai de costas, ela tentar colocar as mãos no solo. “Nesse caso, uma das consequencias é, justamente cair com a palma da mão no chão, ou seja, cair sobre as mãos, e sofrer uma fratura no punho, principalmente na região próxima à placa de crescimento. Dependendo do caso, essa fratura pode necessitar de tratamento cirúrgico”, explica.
Segundo o especialista, caso a pessoa não consiga fazer esse amortecimento com as mãos, a queda sobre as costas ou com a cabeça pode gerar um trauma na coluna ou no crânio. “Apesar de a altura não ser grande, a queda pode levar a uma fratura na coluna, principalmente lombar ou toráxica. Se a força for maior, pode resultar em um trauma de crânio, com consequências mais imprevisíveis, ou, ainda, um trauma na coluna cervical, que seria, evidentemente, pior”, afirmou. “A prevenção quanto a isso é informar crianças e adolescentes sobre os riscos de lesões graves, pedindo para que eles não participem dessas brincadeiras”, finalizou.
#cbmrs #7bbm
Fórum das Cooperativas evidencia papel das cooperativas no fortalecimento da economia circular em Garibaldi
Farrapos Rugby aplica placar elástico fora de casa em sua estreia no Super 12
Daer prorroga por mais 30 dias Autorizações de Trânsito para Veículos de Carga