A reunião de diretores para a abertura do ano letivo de 2020 da região de abrangência da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (16ª CRE) reuniu profissionais das 74 escolas dos municípios de atuação da CRE, na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves, nesta quarta-feira, dia 12.
Conforme o coordenador da 16ª, professor Alexandre Misturini, na oportunidade foram debatidos assuntos sobre planejamento estratégico, processos e metas para o ano letivo, além das novas bases curriculares e orientações gerais.
“É a primeira reunião de diretores do ano letivo de 2020 então estamos passando diretrizes como novas bases curriculares, nova expressão de resultados e orientações gerais que envolvem a parte administrativa, financeira e pedagógica“, disse.
Ainda de acordo com Misturini, as perspectivas e novidades são bastante positivas para a Rede Estadual de Ensino como um todo, especialmente para a 16ª CRE.
“As perspectivas são boas, pois acredito sempre nas mudanças. Teremos o novo Ensino Médio em dez escolas piloto, sendo duas em Bento Gonçalves: Cecília Meireles e o Colégio Bom Retiro. Essas são as escolas que começam com o primeiro ano do Ensino Médio com as novidades do novo ensino. Ênfase também para as novas grades curriculares do Ensino Fundamental, Médio e o EJA (Ensino para Jovens e Adultos), que vão fazer com que o Estado tenha o caráter de trabalhar em rede. Nós tínhamos 330 matrizes curriculares diferentes e agora são somente quatro: uma para Fundamental séries iniciais e finais, Médio, Novo Médio e EJA. Então, acredito que o trabalho de rede do Rio Grande do Sul fique melhor, mais dinâmico, mais efetivo. Essas são as perspectivas, a mudança“, pontua.
Questionado se a greve no magistério que iniciou ao final de 2019 afeta de alguma forma o início do ano letivo, o coordenador respondeu que poucas escolas serão afetadas.
“A grande maioria começam no dia 18 de fevereiro. Algumas poucas escolas vão começar um pouco depois dos dias eletivos e também da carga horária, mas nada que aumente muito esses dias. Temos dois ou três casos que começam no meio de março, por causa das séries iniciais que precisam recuperar dias letivos e não carga horária somente, mas todas vão começar dentro do prazo e vão terminar basicamente em dezembro. Uma ou duas escolas que vão terminar em cinco ou seis de janeiro de 2021, mas são poucos casos“, explica.
Fonte: Central de Jornalismo da Rádio Difusora
Assista um trecho da entrevista:
Ouça a matéria:
Natal do Lar do Ancião, de Bento, chega junto com a campanha “Adote um Bom Velhinho”
EMPRESÁRIA É PRESA POR CRIME AMBIENTAL, EM NOVA BASSANO
Diocese de Caxias do Sul reúne o clero para refletir sobre a Campanha da Fraternidade 2025