Pré-Natal masculino registra 63% de participação em 2019 em Bento

Realizado desde 2016 pela Secretaria da Saúde, o Pré-Natal masculino desperta os cuidados relativos não somente a saúde do parceiro, mas também o preparo para receber o bebê, o desenvolvimento do exercício da paternidade, o apoio para a sua parceira em todos os momentos, incluindo o puerpério.

Os atendimentos relacionados ao Parceiro da gestante são realizados nas Unidades Básicas de Saúde, através de consultas médicas e de enfermagem para realização de exames, testes rápidos para HIV, Hepatites B e C e Sífilis. As vacinas são atualizadas e agendadas consultas com dentista, nutricionista e psicóloga, se necessário.

O parceiro é convidado a visitar ao Centro obstétrico do Hospital Tacchini e a participar de grupos educativos.

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde em 2019, Bento Gonçalves cadastrou 894 gestantes pelo Sistema Único de Saúde e deste total, foram atendidos 562 parceiros (63%). O que representa um aumento de 36% em relação a 2017.

“Estamos conseguindo alcançar um número maior de atendimentos aos parceiros das gestantes ano após ano. A comunidade está consciente da importância de fazer este acompanhamento uma vez em que o parceiro é recebido na unidade de saúde para ofertar-lhe os diverso serviços que a Atenção Primária dispõe e com isso não só os homens serão beneficiados, mas também a sua parceira e o bebê que está a caminho. Cuidar da saúde do parceiro, também é cuidar da saúde da criança”, destaca a coordenadora do Programa, enfermeira Cristiane Wottrich.

Lei do acompanhante

A Lei Federal nº 11.108, de 07 de abril de 2005, determina que os serviços de saúde do SUS, da rede própria ou conveniada, são obrigados a permitir à gestante o direito a acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto (cesariana ou normal).

De acordo com dados da Secretaria da Saúde coletados pela Técnica de Enfermagem, Nádia Storchi de 1398 partos, sendo 64% SUS, 96% das mulheres tiveram o acompanhamento na hora do parto. Apenas 04% não tiveram companhia.

Fonte: Prefeitura de Bento Gonçalves

error: Conteúdo Protegido