A Secretaria da Saúde (SES) começa nesta semana a divulgação de uma nova campanha sobre os perigos da dengue, zika e chikungunya. A mensagem estará presente em rádios, TV, portais de internet e redes sociais. O objetivo é sensibilizar a população quanto à prevenção e o combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti.
No ano passado, quase 1,4 mil casos de dengue, zika e chikungunya foram confirmados no Rio Grande do Sul. Embora não tenha ocorrido nenhum óbito nesses casos, as três doenças podem provocar sequelas graves e até a morte. Em 2020, já há três casos de dengue (todos importados) registrados. Tratam-se de residentes em Campo Bom, São Marcos e Santa Bárbara do Sul que contraíram a doença em viagem para fora do Estado.
A campanha tem por objetivo reforçar a mensagem de que a prevenção é uma responsabilidade de todos, principalmente da população. O lançamento da estratégia nesta época busca mobilizar as ações para o período do verão, época de maior ocorrência dos casos. O calor nesta época do ano aumenta a circulação e atividade do mosquito, além do uso de roupas que deixam mais áreas do corpo expostas.
Como a reprodução ocorre em água parada (limpa ou suja), onde os ovos são depositados, medidas simples podem ajudar a prevenir a presença do Aedes, como:
Tampar os tonéis e caixa d’água
Manter as calhas limpas
Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo
Manter lixeiras bem tampadas
Deixar ralos limpos e com aplicação de tela
Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia
Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais
Retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa
Rádio, TV, sites e redes sociais
O tom usado na campanha da SES reforça o alerta de que o Aedes pode matar, com o slogan: Não deixe água parada, previna para não cair doente. A campanha começa nesta semana com peças em áudio divulgadas em rádios de 80 cidades da Região Metropolitana e Interior. Foram selecionados os municípios com maiores índices de infestação do mosquito.
Nos próximos dias serão lançadas as chamadas em sites e nas redes sociais. Em fevereiro, a campanha será estendida para a televisão, com versões de 15 e 30 segundos.
Fonte: SES
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