Santa Tereza e Paraí decretam situação de emergência em razão da estiagem

Conforme antecipou a Rádio Difusora no dia 12, domingo, localidades que integram a Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste), estudavam a partir desta semana ingressar com o pedido de Decreto de Situação de Emergência. Dos 36 municípios, dez sinalizavam e dois confirmaram nesta terça-feira, dia 14: Santa Tereza e Paraí.

O decreto assinado pelo prefeito Gilnei Fior leva em conta dados da Emater e o parecer da Defesa Civil Municipal de Santa Tereza. São estimadas perdas na produção agrícola de 40%, nas culturas da uva, milho e hortaliças, com um prejuízo que supera R$ 7,6 milhões.

Para se ter uma ideia do problema, foram desembolsados R$ 19,2 mil em razão de danos materiais com equipamentos e transporte de água com caminhão pipa.

Na cidade Paraí o decreto assinado pelo prefeito Gilberto Zanotto não apresenta porcentagem de perdas, mas revela que a localidade é essencialmente agrícola com uma área plantada entorno de 5.550 hectares, sendo destes cerca de 3.100 destinados a cultura do milho, 1.400 ha para cultura soja e o restante para culturas e atividades diversas.

Consta que o “exaurimento dos seus recursos hídricos combinado com granes perdas na produção agropecuária” evidenciam o problema.

Até esta segunda-feira, 13, 32 cidades haviam feito o pedido ao Estado. Através do processo de Situação de Emergência um município atingido pode receber ajuda e usufruir de benefícios como dispensa licitatória, reorganização orçamentária, liberação do FGTS, entre outras.

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

Fotos: Divulgação Defesa Civil Santa Tereza

 

error: Conteúdo Protegido