Na tarde desta quarta-feira (8/1) o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel César Eduardo Bonfanti, realizou um balanço da Operação Verão especialmente do serviço de guarda-vidas nos 277 postos de salvamento distribuídos nos litorais norte e sul e águas abrigadas do Rio Grande do Sul.
A avaliação do CBMRS é positiva, considerando que os dados demonstram um aumento de número de ações preventivas chegando a cerca de 50 mil e resultando numa diminuição dos salvamentos, que reduziram de 161 para 147 comparado com a Operação passada no mesmo período.
O Comandante-Geral do CBMRS, credita os resultados positivos as ações de prevenção, implementação de delimitações de área de banho e também a um processo educativo dos banhistas que têm recepcionado as orientações dos guarda-vidas.
No mesmo evento, o Coronel recebeu das mãos do Sr. Gerson, diretor da Unimed, 10 equipamentos desfibriladores externos, semiautomáticos que estarão equipando os quadriciclos a fim de atender emergências médicas cardiovasculares no litoral norte e sul.
O Comandante do 9º BBM, Major Claudio Morais Soares Júnior reforçou os aspectos positivos da aquisição de vinagre para uso dos guarda-vidas. O Major, afirmou que as ocorrências envolvendo águas-vivas chegaram a cerca de 40 mil no período, encontram-se dentro da normalidade e que o vinagre inicialmente adquirido para uso dos guarda-vidas para proteção própria foi estendido para uso da população no socorro nos casos de envenenamento por águas-vivas.
Por fim, o Comando do CBMRS ratifica o alerta de que a população precisa continuar buscando as áreas guarnecidas por guarda-vidas, salientando o lema desta temporada “Se podemos vê-lo, podemos protegê-lo”.
O período avaliado corresponde ao início da operação no dia 21 de dezembro até 05 de janeiro.
Fonte: Corpo de Bombeiros
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor
Bento: sete bairros deverão ter abastecimento de água restabelecido até a noite deste sábado
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões