Para ajudar famílias que não têm condições de adquirir uma casinha de cachorro, há três anos o Projeto Posse Responsável, uma iniciativa do Gabinete da Primeira-Dama e secretarias de Saúde, do Meio Ambiente e de Educação, doa “lares”. Desde então, já foram atendidas 26 famílias e entregues cerca de 35 casinhas, já que algumas tem mais de um cão.
As casinhas são fabricadas em madeira doada por empresas parceiras do município e confeccionadas pelos internos da Comunidade Terapêutica Rural de Bento Gonçalves, conforme a demanda que se apresenta e a disponibilidade de material. A equipe do setor de fiscalização ambiental tem o papel de identificar a necessidade em cada casa, ao realizar as vistorias em bairros.
A atividade apresenta um ciclo de benefícios que atinge a todos ao redor. “Os internos se sentem muito úteis em fazer algo que vai ajudar as pessoas e os animais. Essa ação pode mudar bastante cada um deles, pois passaram a valorizar mais as coisas, a família, e eles se sentem inseridos na sociedade novamente”, destaca o coordenador da Comunidade, Leonir Vivan.
Além disso, os animais fazem parte também do espaço escolar, por meio de palestras em escolas e atividades de sensibilização sobre maus-tratos, abandono e guarda responsável com os estudantes. “É importante que as crianças, desde novas, aprendam a cuidar e zelar pelo seu animal de estimação e percebam que os animais são seres sencientes, capazes de sensações e sentimentos, e de que seus direitos devem ser garantidos pelo Estado e respeitados por todos”, frisa a primeira-dama, Cynthia Pasin.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento
Foto: Gabinete Primeira-Dama
Alunos da EMEF Anselmo Luigi Picolli, em Bento, apresentam projeto ecológico no Inova Bento
Missa no Santuário de Caravaggio marca o envio da equipe de coordenação da Região Pastoral de Farroupilha
Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil