Entrou oficialmente em vigor desde esta quinta-feira, dia 2, a Nova Lei de Abuso de Autoridade, Lei n° 13869/19. Ela tipifica várias condutas por parte, por exemplo, de policiais, juízes e promotores. Diante deste cenário, ainda está em análise juridicamente, mas a Polícia Civil deverá evitar a divulgação de vídeos e/ou fotos de presos/investigados/indiciados/conduzidos, de qualquer espécie, ainda que estejam de costas ou que o rosto tenha o efeito “desfoque”. Isso para preservar o policial de uma futura condenação até que a lei seja melhor interpretada.
Já prevendo eventual nova interpretação da legislação, no começo de dezembro de 2019, a DPPA de Bento Gonçalves (Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento) emitiu uma portaria em que só passou a liberar ocorrências policiais quando se tratava de Auto de Prisão em Flagrante (APF).
Posição Rádio Difusora
O Departamento de Jornalismo da Rádio Difusora em todos os momentos sempre buscou respeitar a intimidade das vítimas, bem como imagens, sem expor com divulgação de nomes ou qualquer tipo de publicação que possa denegrir a imagem de qualquer pessoa detida.
Em nenhum momento a emissora emitiu qualquer julgamento sobre presos entendendo que cabe ao Poder Judiciário tal decisão. Nas divulgações de fotos preocupou-se sempre em posta-las em suas plataformas de costas, buscando evitar maior exposição.
Inclusive o Artigo 220 da Constituição Federal de 1998 diz que “a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição”. No § 2, acrescenta que “é vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística”.
Junto ao respectivo setor jurídico busca sanar eventuais dúvidas para encaminhar futuros posicionamentos.
Conheça alguns detalhes da organização da 146ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha
IDENTIFICADO HOMEM MORTO POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO NO REOLON, EM CAXIAS DO SUL
GCM APREENDE ADOLESCENTE COM MOTOCICLETA COM IRREGULARIDADES EM SINAIS IDENTIFICADORES NO BAIRRO CONCEIÇÃO, EM BENTO GONÇALVES