Depois de registrar movimento intenso e vendas expressivas para as comemorações do Natal, os supermercados gaúchos encerraram 2019 com um crescimento de 6,5% nas vendas de Ano-Novo, quando produtos alimentícios e bebidas para a ceia da Virada são os itens mais procurados pelos consumidores nas lojas do setor.
A informação é do presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, que divulgou o balanço na manhã desta quinta-feira (2). Segundo o supermercadista, o resultado positivo no Réveillon foi impulsionado pela venda de produtos de primeiro preço em categorias como espumantes e carnes suínas, além da alta procura por refrigerantes e cervejas e virtude do calor.
“Novamente o clima ajudou e as bebidas cresceram 15% em relação ao mesmo período do ano anterior. Entretanto, na comparação com o Natal, as vendas do Réveillon ficaram um pouco abaixo”, sublinha o dirigente da Agas.
Impactados por um aumento médio de 35% no preço da carne suína nas últimas semanas, os consumidores acabaram migrando para cortes e tipos mais baratos deste produto, garantindo a tradição. “O preço médio do item vendido nos supermercados no Ano-Novo esteve, entretanto, 15% menor do que os valores praticados no período de Natal”, sublinha Longo. De acordo com ele, as altas temperaturas registradas na véspera da Virada fizeram com que 50% das vendas no dia 31/12 tenham sido concentradas em carnes e bebidas.
Consumidor quis comemorar – A última semana do ano marcou, segundo o presidente da Agas, uma intenção muito forte de comemoração pelos consumidores gaúchos.
“A cesta do Réveillon foi mais compartilhada que a de Natal, esta foi a principal mudança. Mais preocupado em poupar na ceia do Ano-Novo, o consumidor dividiu os custos para celebrar”, afirma o supermercadista.
Segundo ele, os espumantes e a carne suína foram as duas únicas categorias de produtos que registraram melhores vendas no Ano-Novo do que no Natal. “Mesmo assim, foi um resultado positivo”, conclui Longo.
Fonte: Agas
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro