O clima festivo, as altas temperaturas e fatores conjunturais positivos, como a liberação do saque de parte do FGTS pelo Governo Federal e a possibilidade de parcelamento do IPVA no Estado, contribuíram para que o setor supermercadista gaúcho atingisse as expectativas de vendas neste Natal, com um crescimento de 9% em relação ao mesmo período do ano passado. Para o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, o calendário favorável – que possibilitou aos consumidores visitarem os supermercados no fim de semana, na segunda e na terça-feira para o abastecimento da ceia – foi decisivo para o resultado positivo, que consolida o Natal de 2019 como o melhor nos últimos dez anos para o setor.
De acordo com o presidente da Agas, os gaúchos estiveram muito atentos aos preços, adequando sua ceia às promoções e possibilidades encontradas nas lojas. “Houve um crescimento de 5% no número de visitas, mostrando uma intenção de pesquisar muito latente nos consumidores”, observa Longo. Segundo ele, bebidas como refrigerantes e cervejas foram os grandes destaques em vendas, devido às altas temperaturas dos últimos dias, com um incremento médio de 15% nas vendas. “De cada quatro itens registrados nos caixas na véspera de Natal (24/12), um era uma bebida. Cerca de 90% dos consumidores que passaram pelas lojas adquiriram bebidas nesta terça-feira”, sublinha o supermercadista.
Outro dado que chama a atenção é um crescimento de 5% na venda de carvão para churrasco – mostrando que o hábito de comemorar com familiares e amigos não foi minimizado pela alta nos preços da carne bovina das últimas semanas. “Embora o volume físico de carne bovina tenha registrado pequena queda nas vendas, houve uma clara migração para outros produtos, como frango, pão de alho e salsichão, que registraram excelentes vendas”, destaca Longo. Com relação às aves natalinas, como perus e chesters, o crescimento foi de 8%. “A diversidade de preços fez a diferença, com opções de aves de R$ 6,90 a R$ 29,90 o quilo”, explica Longo.
Os panetones, também tradicionais no período natalino, cresceram acima da média (12%), enquanto brinquedos pequenos e kits de Natal registraram procura crescente na semana que antecedeu a ceia natalina. “O calendário ajudou o consumidor se lembrar de mais pessoas que poderiam ser presenteadas. Assim, itens como a caixa de bombom tiveram grande procura nos últimos três dias”, afirma o presidente da Agas.
Preparativos para o Ano-Novo – Para a semana do Ano-Novo, além dos espumantes, os supermercados apostam na comercialização de itens típicos como lentilha, carne suína, sobremesas e outras bebidas. “O crescimento deverá ser similar, até pela projeção climática de tempo bom”, conclui Longo.
Fonte: Agas
Cinco mil pessoas prestigiam 3ª Festa Julina Solidária da Cooperativa Vinícola Aurora
Governo do Estado inicia trabalho de campo da batimetria no Guaíba
Próximo leilão do DetranRS oferta 611 veículos e sucatas