Incentivar as crianças para que tenham contato desde cedo com a natureza e conheçam a procedência dos alimentos é um dos trabalhos realizados pela Secretaria de Educação de Garibaldi, por meio do setor de Educação Ambiental.
Hortas estão presentes em 35 das 37 escolas municipais, estaduais e particulares visitadas pelo setor entre os meses de outubro e novembro. Todas as escolas que possuem hortas envolvem seus alunos nas atividades de plantio, cuidado ou colheita.
“O resgate do vínculo do alimento com a natureza é o pilar do projeto, pois a criança não pode perder a percepção da origem dos alimentos que consome”, afirma a coordenadora Cláudia Maffei. “Vemos que muitas famílias moram em apartamento ou casas com pouco pátio, o que reduz as chances de cultivo de vegetais. Assim, as hortas escolares podem ser uma importante estratégia pedagógica, contando com um aprendizado baseado no contato direto com o alimento e a natureza”, complementa.
As culturas mais presentes nas hortas escolares são: salsa, sálvia, poejo, hortelã e cidreira. Algumas das escolas ainda produzem vegetais diferenciados, como algodão (IEE Professora Irmã Teofânia), erva-mate (EMEF Visconde de Cairu), linhaça (EMEF Barão do Rio Branco), mostarda (EEI Tia Seli), pitaya (EMEI Criança Esperança) e tomate arbóreo (EMEF Madre Justina Inês).
As escolas com maior diversidade de culturas são o IEE Irmã Teofânia, com 44 vegetais diferentes, e a EMEF Pedro Cattani, com 30 tipos de vegetais.
Todas escolas receberam um kit contendo 4 mudas de alface lisa; 6 mudas de beterraba; 2 mudas de salsa; 2 mudas de cebolinha; e 1 muda de tomilho. O recurso para aquisição das mudas é do Fundo Municipal do Meio Ambiente, com aprovação prévia do Conselho Municipal de Meio Ambiente.
Fonte e foto: Município de Garibaldi
MORRE MENINA QUE TERIA SIDO AGREDIDA E ESTUPRADA PELOS PAIS, EM SÃO GABRIEL
Bispo Dom José Gislon preside Missa em ação de graças pela eleição do Papa Leão XIV, na Catedral Diocesana de Caxias do Sul
Bispo Dom José Gislon concede coletiva de imprensa em Caxias após a eleição do Papa Leão XIV