Veranópolis tem novo serviço de ouvidoria

Há alguns meses foi instituído o Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo, com a finalidade de intensificar e facilitar os procedimentos para a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário de serviços públicos. O sistema possibilita coletar informações para avaliação a prestação de serviços, além de auxiliar na detecção e na correção de irregularidades.

As manifestações podem ser anônimas, mas quando não contiverem a identificação solicitada, não será possível encaminhar resposta. Os usuários podem apresentar suas manifestações, preferencialmente em meio eletrônico, através do Sistema Informatizado de Ouvidorias do Poder Executivo: https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/RS/Veran%c3%b3polis/Manifestacao/RegistrarManifestacao
O acesso também pode ser realizado pessoalmente, junto a ouvidoria, no Centro Administrativo Municipal, ou pelos telefones: 3441 2217 e 3441 1477, ramal 2017.
Podem ser realizados quatro tipos de manifestações:

  • Elogio: será encaminhado ao agente público que prestou o atendimento ou ao responsável pela prestação do serviço público e à sua chefia imediata;
  • Reclamação: será encaminhada à autoridade responsável pela prestação do atendimento ou do serviço público;
  • Sugestão: será encaminhada à autoridade responsável pela prestação do atendimento ou do serviço público, à qual caberá manifestar-se acerca da possibilidade de adoção da providência sugerida;
  • Denúncia: será conhecida na hipótese de conter elementos mínimos descritivos de irregularidade ou indícios que permitam a administração pública a chegar a tais elementos.

As manifestações que constituírem comunicações de irregularidade, ainda que de origem anônima, serão enviadas ao órgão ou à entidade da administração pública competente para a sua apuração, observada a existência de indícios mínimos de relevância, autoria e materialidade.
O Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo assegura a proteção da identidade e dos elementos que permitam a identificação do usuário de serviços públicos ou do autor da manifestação.

Fonte e foto: Município de Veranópolis

error: Conteúdo Protegido