A Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, desenvolve, desde julho de 2018, um programa de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada. O Adote uma Praça permite a qualquer entidade civil assumir a responsabilidade de urbanizar e manter áreas verdes públicas do município. Em Bento Gonçalves, 10 adoções já foram realizadas e outras 15 solicitações.
Ao adotante cabe manter as áreas adotadas limpas e em perfeitas condições de uso para a comunidade. Em contrapartida, é permitida a colocação de placa de divulgação da parceria. Esse tipo de ação além de valorizar a marca da empresa, contribui para o embelezamento da cidade e o incremento da qualidade de vida.
Qualquer empresa (indústria, comércio, prestador de serviços), escola, associação de bairro ou ONG pode adotar um espaço. São considerados logradouros públicos: parques naturais, parquinhos infantis, academias populares, rotatórias, canteiros, jardins, praças, áreas de ginástica e lazer e áreas verdes.
O formulário e as áreas públicas passíveis de adoção, além da Lei Municipal n° 6394 que regulamenta o programa estão disponíveis no www.bentogoncalves.rs.gov.br/pagina/smmam-adote-uma-praca.
A Secretaria de Meio Ambiente está localizada na Rua 10 de novembro, 190, fundos. Mais informações pelo telefone 3055-7052.
Locais adotados:
-Trevo Rua Vitório Carraro com Rua Batista Dosso
-Trevo Rua Giácomo Baccin com Rua Ricardo Fianco
-Cruzamento Rua Batista Dosso com Rua Carlos Ranzi
-Rotatórias localizadas na Avenida São Roque, Rua Guilherme Fasolo, Treze de Maio, Olavo Bilac e Osvaldo Aranha
-Praça do Imigrante, no Barracão
-Canteiro da esquina da Rua General Vitorino com Rua Saldanha Marinho
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Franciele Gonçalves
Encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2025 será nesta terça-feira, 26 de novembro, em Caxias do Sul
Medida provisória libera R$ 118,2 mi para gestão de desastres no Rio Grande do Sul
5ª Exposição da Qualidade do Tacchini Saúde, em Bento, celebra recorde de trabalhos