A casa histórica e patrimônio cultural de Bento Gonçalves onde nasceu o ex-presidente do país Ernesto Geisel foi entregue nesta sexta-feira, 20, para a comunidade. O prédio que foi revitalizado vai abrigar a Junta de Serviço Militar e o Memorial Geisel, que aborda o período que a família viveu no município, com fotos do acervo do Museu do Imigrante e do Arquivo Histórico.
O processo de revitalização preservou as características arquitetônicas da edificação e as intervenções que foram realizadas foram: substituição de condutores pluviais, limpeza e manutenção de calhas; reforma e substituição de forros internos e beirais danificados; instalação de vasos sanitários e pias de banheiros com torneiras; substituição de esquadrias de madeira, reformas nas danificadas e pintura nas esquadrias de metal; execução de instalações elétricas conforme projeto elétrico; e a pintura interna e externa preservando as características originais e pintura de cercamento.
Em alguns ambientes, manteve-se o cobrimento da alvenaria original além de se deixar “janelas didáticas” nos revestimentos para visualizar o modo como a alvenaria fora feita. Essas “janelas didáticas” são partes em que a alvenaria não recebe cobrimento (reboco novo) em determinadas áreas, porém recebe cobrimento de água repelente a base de silicone sem alterar a aparência da superfície.
A restauração da casa foi viabilizada através de verbas federais. O início da obra foi realizado em uma parceria com o 6° Batalhão de Comunicações (BCOM), Fervi e Hospital Tacchini. “Hoje o Batalhão leva o nome do General Presidente Geisel. Nessa semana quando soubemos que seria reabaerta a casa começamos o contato com Brasília para conseguir materiais, que poderão ser expostos aqui e estarão engrandecendo esse espaço. Ficamos muito orgulhosos”, destaca o representante do 6º BCOM, tenente Sandro.
A Casa Geisel é cedida em comodato para utilização da Prefeitura Municipal pela FERVI, e já abrigou Secretarias. “Essa parceria é de longa data, e hoje finalmente o espaço para junta Militar perfaz o que o General era, militar. Lembro quando estudava na Escola Bento Gonçalves e os alunos receberam o Geisel, que foi caminhando até a Prefeitura, quando Darcy era Prefeito. Nada como ter o espaço dele aqui. Alguns documentos que a Fervi tem serão doados para serem colocados aqui neste espaço público e cultural”, disse o Presidente da Fervi, Nestor Caon.
O Prefeito Guilherme Pasin celebrou o “momento histórico, que aqui a gente reconte a história vivida em Bento Gonçalves e no Brasil. História de um presidente que nasceu em Bento, estudou na escola Bento Gonçalves, muito antes de Niemeyer desenhar o prédio que abriga a escola hoje. Hoje estamos contemplando tudo que desejamos a partir da escultura do artista Marcon. Vamos fazer deste espaço, um espaço para honrar a história do Presidente”, disse.
A Junta de Serviço Militar e o Memorial Geisel passam a funcionar no local, a partir de janeiro.
Busto
A Casa além de contar com reportagens históricas e fotos do Presidente, também, recebeu o busto do General esculpido pelo artista Dalcir Marcon.
Memórias de Geisel
Ernesto Beckmann Geisel foi o 21º presidente do Brasil. Nasceu em Bento Gonçalves, em 3 de agosto de 1908, para atingir a idade máxima para admissão no Colégio Militar em Porto Alegre. Tomou posse como presidente em março de 1974, aos 66 anos.
Em 15 de março de 1979, entregou o cargo para João Baptista Figueiredo. Faleceu no Rio de Janeiro, dia 12 de setembro de 1996, com 89 anos, vítima de câncer.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Airton Ferreira e Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Bento
Com queda nos índices de mortes violentas, primeiro semestre de 2025 aponta para um ano mais seguro que 2024
Rio Grande do Sul tem recorde em abertura de empresas no primeiro semestre de 2025
Sicredi disponibiliza R$ 68 bilhões no Plano Safra 2025/2026