Crianças são convidadas a deixarem cartas para Menino Jesus no Santuário de Caravaggio

Natal é a celebração do nascimento de Jesus Cristo, período que para os cristãos deve ser de reflexão, alegria e acolhimento aos ideais positivos da vida. Afinal de contas, é quando abrimos a nossa casa, o nosso coração, para que o Menino Jesus possa nascer em nossas vidas! Por isso, para relembrar que o verdadeiro protagonista do Natal é ele, o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio mantém, pelo segundo ano consecutivo, uma iniciativa especial. Trata-se das Cartas ao Menino Jesus! Elas são escritas e deixadas por crianças de diversos cantos da região, diante do presépio.

A prática de crianças escreverem cartinhas ao Menino Jesus é uma tradição alemã. A ideia é de que também o Menino Jesus distribui presentes no dia 25 de dezembro. Mais do que pedidos de presentes, contudo, sugere-se que se expresse sentimentos ao Menino Jesus, também em forma de oração.

A pequena Gabriela Peglow Ávila, de 08 anos, é uma das crianças que deixou sua cartinha ao Menino Jesus no Santuáro. Ela mora na comunidade de Caravaggio e se disse bastante animada em deixar a cartinha. “Eu escrevi uma cartinha para o Menino Jesus pedindo que meu cachorro Lótus melhorasse porque ele estava doente. E ele realmente melhorou”, conta. A pequenina também disse que entre os pedidos, priorizou também que Menino Jesus cuidasse de sua saúde. “Foi muito legal escrever a cartinha. Escrevi na frente do presépio. O presépio é muito bonito”, pontuou.

Entre as cartinhas, outros registros recheados de doçura e inocência – pertinentes da infância – podem ser encontrados. “Hoje estou te agradecendo por estar aqui e gostaria de ter uma irmãzinha. Amém”, escreveu uma criança. “Senhor Jesus, por favor, cuide bem da minha família”, pediu outra. Os que ainda não conseguem escrever, podem deixar desenhos que simbolizem seu pedido.

O cesto para deixar as cartinhas fica em frente ao presépio, no Santuário Antigo. Neste ano, o cenário usado é a floresta para lembrar de um importante papel: a casa comum, a criação de Deus. Então, o presépio deste ano representa os humanos que vivem nas florestas, a beleza da criação de Deus (fauna e flora) e alguns aspectos da destruição da obra divina (queimadas, machado e serragem). O Santuário Antigo fica ao lado do Santuário principal, e todas as crianças são convidadas a deixarem cartinhas para o Menino Jesus.

Fonte e fotos: Santuário de N. Sra. de Caravággio

 

error: Conteúdo Protegido