A FETRANSUL (Federação das Empresas de Logística e de Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul.), através de seu diretor executivo, Gilberto Rodrigues, garantiu que nenhuma empresa de transportes de cargas do estado, irá aderir a uma possível paralisação da categoria, A afirmação ocorreu durante entrevista á Rádio Difusora na tarde desta quinta-feira, dia 12.
Nos últimos dias a articulação ganhou força através de grupos de aplicativos de mensagens. No último dia 9, o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, em coletiva de imprensa, comentou que acreditava ser mínima a chance de ocorrer um protesto.
Rodrigues afirmou que a iminência de uma paralisação partiu de “uma parcela pequena de autônomos no Brasil, que tem a ideia de fazer um movimento de modo a pressionar o governo alegando aumentos consecutivos no preço do diesel”. Ainda segundo ele a própria CNTA (Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos), e outras lideranças, aguardam uma nova tabela que deve ser publicada até 20 de janeiro, que vai ao encontro dos interesses da categoria autônoma.
O diretor acredita que se trata de algumas lideranças de transportadores autônomos, principalmente do Nordeste e Centro-oeste, mas não acredita que exista “clima” para uma paralisação, por conta de que o Governo Federal atende a maior parte da demanda dos autônomos através da política de preço mínimo do frete, e garante que a posição da categoria no RS observa as movimentações, mas de forma alguma participará de movimentos desse tipo.
Ainda segundo o diretor da FETRANSUL, os recentes movimentos se inspiram no que ocorreu em 2018, porém o governo era outro, a economia estava em recesso, e não existia uma politica de preço mínimo de frete, que garante o retorno dos custos aos autônomos. Rodrigues destaca que o movimento é pontual e pequeno, porém com o advento da internet acaba passando uma imagem de grande proporção,
“A gente tem certeza por tudo que se ouviu até agora, e são informações fidedignas, que trata-se de um movimento pequeno, só que hoje em dia é fácil você gravar um vídeo e dizer que vai haver greve, mas as lideranças do RS, inclusive dos autônomos, eu conversei com o presidente da federação aqui no estado e eles não estão alinhados com essa ideia, não existe clima para isso, e me parece uma insatisfação bem pontual de algumas lideranças, associações que a gente não conhece seu tamanho, sua relevância, mas como eu disse, hoje você publica um vídeo nas redes sociais, isso viraliza e toma uma dimensão muito maior”.
Gilberto Rodrigues ainda reforçou que o governo hoje é outro e não permitiria um movimento como o que ocorreu em 2018, “existem punições muito severas hoje pra quem interromper uma via pública, e eu acho difícil que um verdadeiro autônomo assuma esse risco de ser penalizado posteriormente pela Justiça”. A próxima tabela a ser publicada pela ANTT, em 20 de janeiro pretende fazer todas as atualizações de preços, segundo Rodrigues.
Fonte: Central de Jornalismo Difusora
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo
“Zucco pelo Rio Grande” cumpre agenda na Serra com entrega de emendas, encontro com empresários e grande ato em Caxias do Sul
Jovens supermercadistas do país debatem oportunidades para o setor no RS